Tendências de SEO para 2023: Conheça as Tendências de SEO e Otimização de Sites para 2023

Tendências de SEO para 2023: Conheça as Tendências de SEO e Otimização de Sites para 2023

Você sabe quais são as principais tendências de SEO para o ano de 2023? Como as principais tendências de SEO podem influenciar digitalmente a sua empresa? Como aplicar as principais tendências de SEO ainda em 2022? Onde conhecer as principais tendências de SEO para 2023? Como as principais tendências de SEO para 2023 podem alavancar as vendas da minha empresa? Quer ficar por dentro das tendências de SEO para 2023? Elaboramos esse blog post com as principais tendências de SEO para o próximo ano. Acompanhe até o fim!

As principais tendências de SEO para 2023. Prepare-se para conhecer as tendências de SEO e otimização de sites para 2023. Tudo o que você precisa saber para bombar o SEO do seu site em 2023 você encontra neste blog post. Dicas e tendências de SEO para 2023 que vão impulsionar suas estratégias de SEO.

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1. Tendências de SEO

2. Conteúdo Relevante de Qualidade

3. SEO Mobile Indexação de Sites Móveis

4. Core Web Vitals

5. Perícia, Autoridade e Confiabilidade (E.A.T.)

6. Site Seguro SSL e LGPD

7. Perfil Otimizado do Google Meu Negócio

8. Otimizar a marca para a SERP

9. Importância do Conteúdo em Video para SEO

10. Imagens para Google Lens

11. Pesquisa de Voz Assistida por IA

12. Google Analytics 4.0

13. Google Search Console

14. Posts referências sobre SEO e Otimização de Sites

15. Conclusão sobre as Tendências SEO para 2023

Pronto para conhecer as principais tendências de SEO para 2023? Então vamos lá conhecer as tendências de otimização de sites para 2023.

1. Tendências de SEO

Toda empresa que possui um site na web e que busca expandir seus negócios e alavancar as suas vendas deve buscar entender e aplicar as principais tendências de SEO. Sites que aplicam as estratégias de SEO possuem um melhor ranqueamento nos resultados de pesquisas, ou seja, aparecem nos primeiros resultados orgânicos, e por consequência, acabam atraindo novos clientes para o seu negócio.

Nesse sentido, buscando otimizar o seu site para SEO e conquistar novos clientes sem gastar com anúncios patrocinados, empregar as principais tendências de SEO vai potencializar o seu site. Além disso, utilizar as tendências de SEO no seu site garante vantagem competitiva para a sua empresa, obtendo melhores resultados que os seus concorrentes.

Por fim, as vantagens e benefícios de utilizar as tendências de SEO no seu site vão muito além de resultados imediatos. É um investimento de longo e médio prazo para obter resultados efetivos e duradouros para a sua empresa, além de garantir melhores experiências ao usuário que acessa o seu site.

2. Conteúdo Relevante de Qualidade

Os principais buscadores do mercado tem como intenção exibir resultados que mais condizem com a pesquisa do usuário, ou seja, que possuem relevância para determinado assunto. Nesse sentido, sites que possuem um conteúdo rico e de qualidade, com reconhecimento e tráfego de acesso, tendem a obter as melhores posições na busca orgânica.

Em vista disso, ao buscar criar conteúdo online para o seu cliente, visando impactá-lo e atraí-lo, é essencial compreender quem é o seu público-alvo, para que todas as suas ações sejam voltadas à esse público, tornando a sua linguagem mais acessível e o conteúdo produzido de maior interesse ao usuário.

Também, buscar manter o seu site organizado e preparado para receber esse público, é muito importante. Nesse sentido, opte por um site simples, de fácil navegação, mas apelativo para convencê-lo a tomar a ação desejada, além de garantir que as suas páginas estejam funcionais.

3. SEO Mobile Indexação de Sites Móveis

Você sabia que cerca de 87% dos usuários que navegam na internet utilizam dispositivos móveis? Esse dado evidencia a importância e a popularização dos celulares nos últimos anos. Nesse sentido, a tecnologia vem buscando seguir essa tendência e preferência, empregando metodologias e conceitos que visam dar maior ênfase aos dispositivos móveis, como é o caso do mobile first.

O conceito do mobile first faz referência a criação e o desenvolvimento de sites, landing pages e todo e qualquer projeto da web, sendo primeiramente projeto para os dispositivos móveis, e posteriormente adaptado para as versões desktop. Logo, com a popularização do uso dos dispositivos móveis e a sua grande capacidade de realização de tarefas, o site da sua empresa precisa estar adaptado para as telas menores.

Dessa forma, imagens, textos, botões, campos, enfim, todo e qualquer componente do seu site, deve estar adaptado às telas menores dos dispositivos móveis. Importante destacar que atualmente, essa adaptabilidade dos sites aos celulares são métricas para a indexação de sites. Portanto, para atrair novos clientes e atingir o seu público-alvo, busque empregar as estratégias para dispositivos móveis no site da sua empresa.

4. Core Web Vitals

O Core Web Vitals nada mais são do que métricas utilizadas pelo Google a fim de compreender como foi a experiência do usuário ao acessar algum site e então classificá-lo para futuras pesquisas sobre determinado assunto.

Entendendo mais a fundo, o Core Web Vitals é um algoritmo que avalia três fatores do seu site, sendo eles:

Velocidade de carregamento;

Tempo de visibilidade do primeiro componente;

Mudanças de layout;

Tal métrica do Google busca trazer sites melhores desenvolvidos e otimizados, tornando cada vez melhor a experiência do usuário. Por conta disso, o site da sua empresa obterá resultados significativos e efetivos aplicando as estratégias para otimização seguindo as diretrizes do Core Web Vitals.

5. Especialização, Autoridade e Confiabilidade (E.A.T.)

EAT é o acrônimo para representar as palavras especialização, autoridade e confiabilidade. Porém, qual sua ligação com as principais tendências de SEO para 2023? Ele é um princípio que deverá ser seguido e almejado para alcançar resultados efetivos na busca orgânica.

A letra “E”, corresponde a especialização. Tal conceito aborda que para a produção de conteúdo, é preciso sair do óbvio, buscar produzir conteúdos de qualidade e com informações ricas sobre determinado assunto.

Já a letra “A”, diz respeito à autoridade que determinado site possui sobre aquele assunto. Essa autoridade é obtida em conjunto com o item anterior, produzindo conteúdo de qualidade, que geram interação e tráfego para o seu site.

Por fim, a letra “T” de trustiness, está também fortemente ligada aos itens anteriores, visto que diz respeito a confiança que determinado site passa para os seus usuários, a partir de fontes confiáveis e dados reais, que fundamentam o seu conteúdo.

6. Site Seguro SSL e LGPD

Muito comentada nos últimos tempos, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), referente à Lei Nº 13.709/2018, busca garantir privacidade e segurança sobre dados na internet. Dentre alguns aspectos, a LGPD se baseia que a privacidade na internet é um direito fundamental e portanto, toda e qualquer utilização dos mesmos devem ser obtidos com consentimento dos seus titulares e com certas regulamentações para a coleta, armazenamento e uso.

Nesse sentido, todas empresas que possuem um site na web e que por algum motivo possam coletar dados do usuário, precisam estar adequadas à LGPD e suas respectivas regulamentações. Logo, é preciso que o site da sua empresa exiba aos usuários quais dados serão coletados, para qual finalidade e como eles serão armazenados, permitindo a personalização do usuário, bem como, a sua recusa.

Outro fator importante para a segurança da navegação do usuário é a conexão segura a partir de um certificado de segurança, que identifica o site da sua empresa como protegido para o envio e recebimento de dados.

Para saber mais leia o post Como Colocar LGPD no Site da sua Empresa.

7. Perfil Otimizado do Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é um recurso do Google que permite o cadastramento de perfis corporativos, de forma gratuita, simples e com total personalização. Com o Google Meu Negócio, é possível inserir informações essenciais da sua empresa para serem destacadas quando o usuário pesquisar pela sua empresa no buscador. Informações como endereço, horário de funcionamento, número para contato, site oficial, dentre outros, permite que o usuário interaja com a sua empresa rapidamente.

Nesse sentido, criar um perfil otimizado no Google Meu Negócio é uma tarefa simples, mas muito valiosa e que pode render ótimos resultados para a busca orgânica da sua empresa. Busque adicionar informações importantes, como o seu segmento de atuação, fotos, permitir avaliações, dentre outros. Com apenas essas configurações, o usuário pode ter uma experiência melhorada e encontra facilmente a sua empresa nos resultados de pesquisa.

Leia o nosso post Como Usar o Google Meu Negócio para Destacar a sua Empresa.

8. Otimizar a marca para a SERP

Inicialmente, o termo SERP é muito comum no dia a dia dos profissionais de marketing digital, e se refere à página de resultados dos mecanismos de pesquisa, ou seja, nada mais é do que a lista de páginas web retornadas para determinada pesquisa. Estar nas primeiras posições da SERP é um dos maiores desejos das empresas, visto que, quanto melhor a posição, mais cliques e tráfego a página recebe.

Muitas vezes, o primeiro relacionamento do usuário com a sua empresa é através da posição dela na SERP. Dessa forma, otimizar o site da sua empresa com técnicas de SEO a fim de maximizar a taxa de cliques e de conversão, pode garantir melhores resultados para a sua empresa. Algumas das técnicas para otimizar o site da sua marca para a SERP são:

Otimização de URLs;

Site responsivo;

Meta tags e meta descriptions;

HTML semântico;

Palavras-chaves;

Se quiser saber mais sobre otimização de SEO para SERP entre em contato com um dos nossos especialistas em Otimização de SEO.

9. Importância do Conteúdo em Video para SEO

Com a popularização de aplicativos de redes sociais voltados para conteúdo em vídeo, como o TikTok e o YouTube, que atingem números gigantescos de alcance e visualizações, a utilização de conteúdo em vídeo é uma das grandes tendências de SEO para 2023.

Algumas das técnicas que já podem ser colocadas em práticas sem a gravação de nenhum vídeo, é a otimização de algumas informações no canal do YouTube da sua empresa, caso tenha. Tais como a descrição, utilizando palavras-chave do seu serviço e/ou produto, bem como, tags que auxiliam para que o seu conteúdo chegue a mais pessoas.

E, caso a sua empresa ainda não tenha um canal no YouTube, é um ótimo momento para refletir sobre a sua criação, com postagens regulares sobre a sua empresa, seus serviços e produtos, a fim de se conectar com o seu usuário de forma direta e clara. Além disso, hoje grande parte dos consumidores utilizam o YouTube para consultar sobre reviews sobre o produto, influenciando assim no seu comportamento de compra.

10. Imagens para Google Lens

Você sabia que 1 em cada 10 pessoas que visitam o seu site foram direcionadas através de imagens do Google? Esse número pode parecer pequeno em um primeiro momento, mas é um detalhe que pode fazer a diferença para melhorar a taxa de tráfego para o seu site.

Nesse sentido, o Google possui uma ferramenta para reconhecimento de objetos e locais, além de permitir pesquisar diretamente por produtos a partir da câmera do celular. As imagens são um ótimo recurso para a sua empresa, pois ajudam a convencer o usuário a adquirir o seu produto ou contratar o seu serviço.

Portanto, algumas ações podem ser realizadas tanto para melhorar a experiência do usuário quanto para ajudar o Google a exibir os produtos da sua empresa. Adicionar palavras-chave ao atributo “texto-alt” das tags de imagens, subir fotos com ótima qualidade e com informações valiosas, como infográficos, são algumas delas.

11. Pesquisa de Voz Assistida por IA

Com a popularização de dispositivos de assistência virtual, tanto de forma individualizada quanto integrados aos celulares, como a Alexa, da Amazon, Siri, da Apple e o assistente do Google, a pesquisa de voz teve um aumento significativo nos últimos anos, potencializado pelo desenvolvimento da tecnologia no segmento de inteligência artificial.

Uma das principais razões para o aumento da utilização da pesquisa de voz é a rapidez e a facilidade, em comparação com as pesquisas textuais. Nesse sentido, para que o seu site seja capaz de ser encontrado pelos assistentes virtuais, é essencial que o seu site tenha sido desenvolvido semanticamente, o emprego de palavras-chave e tags, além de manter as informações da sua empresa sempre atualizadas.

12. Google Analytics 4.0

O Google Analytics 4.0 é a nova geração do Google Analytics, trazendo novas funcionalidades baseadas nas principais tendências da web. A nova versão do Google Analytics também é conhecida como GA4, e entrará em vigor oficialmente a partir de 1 de Julho de 2023, sucedendo assim o Google Analytics Universal.

As principais características do Google Analytics 4 se referem ao aprendizado de máquina e inteligência artificial, mensuração centrada no cliente e uma nova barra de pesquisa com ferramentas aprimoradas. Também, diversas novidades foram inseridas, como o conceito cookieless, melhor integração dos dados em diferentes dispositivos, métricas otimizadas e relatórios personalizados.

Quer saber mais sobre a próxima geração do Google Analytics? Leia nosso post sobre O que é e Como Ativar o Google Analytics 4.

13. Google Search Console

O Google Search Console, também conhecido como Google Meu Negócio, é uma ferramenta de marketing digital para empresas que buscam desenvolver o SEO do seu site visando os usuários próximos à sua localização. Visto que, quando os mecanismos de pesquisa analisam um site, eles buscam as principais informações, como o endereço da sua empresa, para determinar se seu site possui relevância em relação à localização do usuário que está pesquisando.

Nesse sentido, o Google Search Console pode ajudar à sua empresa ao inserir as informações essenciais do seu negócio, tais como nome, endereço, telefone, localização, fotos dos produtos, serviços e do estabelecimento, além de permitir que os usuários avaliem a sua empresa.

Quer saber mais sobre o Google Meu Negócio? Veja nosso blog post com as Respostas de dúvidas frequentes do Google Meu Negócio.

14. Posts referências sobre SEO e Otimização de Sites

Quer aprofundar mais sobre temas específicos sobre SEO e otimização de sites? Aqui na DIVIA Marketing Digital somos especialistas em marketing de alta performance para dar vantagem competitiva para a sua empresa na internet. Por isso, a seguir listamos alguns dos nossos principais blog posts relacionados à SEO para você que deseja se aprofundar no assunto. Veja:

Por que investir em SEO? Principais Motivos para Investir em SEO e Otimização de Sites.

O que é SEO e Para que Serve o SEO? Entenda a Importância de Otimizar seu Site para SEO e Como Fazer SEO

Como Colocar meu Site na Primeira Página do Google? 

Consultoria de SEO: O que é e Como Funciona a Consultoria de SEO? 

Vantagens da Consultoria de SEO: Entenda a Importância de uma Consultoria de SEO para Auditar o SEO do Site da sua Empresa.

15. Conclusão sobre as Tendências de SEO para 2023

Estamos chegando ao fim do blog post sobre Tendência de SEO para 2023: Conheça as Tendências de SEO e Otimização de Sites para 2023. Buscamos abordar os principais tópicos para SEO como conteúdo relevante de qualidade, SEO Mobile, Core Web Vitals, EAT (Perícia, Autoridade e Confiabilidade), Site Seguro SSL e LGPD, perfil otimizado do Google Meu Negócio, otimização da marca para a SERP, importância do conteúdo em vídeo, imagens para Google Lens, pesquisa de voz, Google Analytics 4, Google Search Console e posts sobre SEO e otimização de sites. Esperamos que esse conteúdo faça sentido para você. Acompanhe o nosso blog com postagens constantes sobre marketing digital, tecnologia e inovação.

Conteúdo desenvolvido pela DIVIA Marketing Digital

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