O que é SEO e Para que Serve o SEO? Entenda a Importância de Otimizar seu Site para SEO e Como Fazer SEO

O que é SEO e Para que Serve o SEO? Entenda a Importância de Otimizar seu Site para SEO e Como Fazer SEO

Você sabe o que é SEO? Já ouviu falar em SEO ou Search Engine Optimization? Sabe para que serve o SEO? Conhece a importância de investir em SEO? Neste blog post vamos explicar detalhadamente porque você deve otimizar o site da sua empresa para SEO. Entenda o que é a otimização de sites (SEO), a importância de otimizar seu site e como fazer SEO com o guia definitivo de otimização de sites (SEO) da agência DIVIA Marketing Digital. Confira abaixo os tópicos que vamos ver sobre SEO:

1. O que é SEO?

2. A Importância do SEO

3. Tipos de SEO 

4. Como o seu Site é Encontrado pelo Google e Como Funcionam os Motores de Busca?

5. A Importância da Pesquisa e Mapeamento de Palavras-chave no SEO

6. Ferramentas de Palavras-Chave para SEO

7. Como Ranquear o site para SEO

8. Conclusão

Pronto para saber o que é SEO? Então vamos lá!

1. O que é SEO?

SEO significa otimização para motores de busca ou "Search Engine Optimization". SEO é o nome dado para a técnica de otimização de conteúdo para a web, que em tradução livre significa otimização para mecanismos de busca. A prática de SEO nasceu mais ou menos na década de 90 quando os primeiros motores de busca nasceram. O primeiro pesquisador foi o Architext no ano de 1993. Seguido pelo Yahoo em 1994 e então 1998 nasceu o Google. Então naquele tempo os primeiros usuários começaram a pensar que se eles tivessem nas primeiras posições da página inicial poderiam faturar muito dinheiro. E por este motivo nasceu o SEO. A otimização para motores de busca é a melhor maneira de fazer com que o seu site apareça na primeira posição. Foi a maneira que os donos dos mecanismos de buscas encontraram para organizar os conteúdos por qualidade,  relevância e autoridade na web. Algumas das técnicas veremos neste post blog. Vale lembrar que o SEO é utilizado para otimizar o seu site para a busca orgânica e não paga. 

2. A Importância de fazer Otimização de Mecanismo de Busca (SEO)

Otimizar o seu site ou página para os mecanismos de busca é tão importante quanto investir em Google Ads, por exemplo. Com o aumento de usuários na internet, você tem uma grande oportunidade de se destacar nas buscas orgânicas. Ou seja, sem pagar para estar em primeiro lugar. E esta é uma estratégia muito válida pois milhares de empresas ignoram a estratégia de SEO pelo fato de acreditarem que é impossível chegar nas primeiras posições devido ao alto número de concorrentes. Mas a DIVIA Marketing Digital garante pra você, que em nossos 15 anos de existência a otimização para mecanismos de busca sempre funcionou e pode funcionar para a sua empresa também! Se você está pensando em criar um negócio de longo prazo, SEO é a melhor estratégia que você verá hoje! Ela é tão importante quanto os conteúdos das redes sociais. Pois ao contrário deste último, SEO é para a vida toda. Ou seja, o que você criar hoje utilizando as técnicas de otimização para o os motores de busca poderá aparecer nas primeiras posições durante anos! Claro, desde que você utilize todas as boas práticas de SEO. Vamos ver algumas delas agora! Preparado (a)?

3. Tipos de SEO

O SEO pode ser dividido em dois grandes grupos:

Você deve prestar atenção nas estratégias iniciais. Antes de entrarmos mais a fundo nas técnicas, você precisa saber quais são os tipos de SEO. 

SEO on-site: O SEO on-site é aquele que você faz dentro do seu site, como o próprio nome diz. São as estratégias de SEO aplicadas no seu site, como por exemplo configuração das meta tags de SEO e URLs amigáveis. Ou seja, as técnicas de otimização serão no seu conteúdo e na estrutura dele. Isso inclui palavras chaves, meta tags, tempo de carregamento e url amigáveis.

SEO off-site: SEO off-site se refere às otimizações que são de fora do site. São fatores externos que apontam que o seu site ou página são relevantes. Por exemplo, os fatores mais importantes de off-site são os números e a qualidade dos links externos que apontam para seu site, sua presença nas redes sociais, desempenho dos resultados da busca orgânica e menções na mídia local. 

4. Como o seu Site é Encontrado pelo Google e Como Funcionam os Motores de Busca?

O seu site será encontrado pelo google em duas etapas de verificação. Através do rastreamento e da indexação. 

Rastreamento

O rastreamento é um mecanismo de busca que faz uma varredura em todas as páginas da  web através de links. É através deste rastreamento que o mecanismo de busca encontra novos links de um site. Como qualquer usuário faria ao navegar pelo conteúdo da Web, eles vão de um link a outro e coletam dados sobre as páginas da Web que fornecem a seus servidores. E caso você não queira que alguma página seja utilizada você precisa adicionar um arquivo chamado "robots.txt " na raiz do seu site.

Indexando

Depois que um bot faz o rastreamento da sua página ele irá indexar de acordo com os conteúdos, relevância da página e autoridade do domínio. Desta forma, quando fizermos uma consulta ao motor de busca será muito mais fácil mostrar  os resultados que mais se relacionam com a nossa consulta. Antigamente a indexação acontecia facilmente pela quantidade de palavras chaves. Mas hoje essa regra mudou. E é a qualidade do seu conteúdo que vai ditar a indexação ou não. 

5. A Importância da Pesquisa e Mapeamento de Palavras-Chaves na Otimização para Mecanismo de Buscas (SEO)

Toda a estratégia de otimização para motores de busca inicia na pesquisa do seu público e das palavras chaves que ele procura.

Aqui está algumas perguntas que você deve se fazer:

Quem é meu público? Idade? Sexo? Região? interesse? Dores? Problemas?

Com esses dados iniciais você já consegue ter uma imagem do seu público alvo. 

A segunda etapa é a pesquisa de palavras-chaves para SEO (mapeamento de palavras-chave para SEO)

É a partir da pesquisa das palavras chaves que você fará a otimização dos mecanismos de busca.

Vejamos alguns sites que você pode usar para fazer esta pesquisa:

Google Planner: a ferramenta de planejamento de palavras-chaves do Google é com certeza a melhor ferramenta para pesquisa de palavras-chaves. 

Mas há também outras como:

 Moz.com

ubersuggest.com

Veja como acessar o Google Planner (Planejador de Palavras-Chaves)

1º pesquise no Google por Google Ads:

2º Faça o seu login ou crie uma conta nova

Se você for cadastrar uma conta nova, vai precisar inserir dados como CPF ou CNPJ da empresa, e cadastrar um cartão de crédito. 

E também há a opção de pagamento manual, o que exclui a necessidade de cadastrar um cartão logo no início. 

3º Vá para o menu de ferramentas e configurações

4º Na aba que abrir, escolha planejador de palavras chaves.

É nesta opção que você fará a pesquisa de palavras chaves para começar a sua estratégia de otimização de mecanismo de busca (SEO). 

5º Escolha Descobrir novas palavras chaves

6º Inclua a sua palavra chave do seu negócio ou do conteúdo que você quer otimizar para SEO.

Vamos usar como exemplo a palavra-chave Dieta



Na imagem acima, você tem os resultados da sua pesquisa. Vejamos que temos várias informações importantes que podem ajudar na sua otimização de SEO. Com esta ferramenta você consegue descobrir novas palavras chaves,  quais são as palavras chaves com mais volume de pesquisa, qual é o nível de concorrência e o preço médio por clique (CPC). 

6. O que Você Deve Saber sobre Palavras-chaves para a Otimização para Motores de Busca (SEO)

Há dois tipos de palavras chaves que você deve conhecer para fazer uma boa estratégia de SEO. As palavras chaves podem ser head Tail e Long Tail. 

Head Tail em SEO (Palavra-chave de Cauda Curta)

Palavras chave do estilo Head Tail, na tradução livre, cauda curta, se caracterizam por palavras únicas. Como no exemplo acima, a palavra chave "Dieta". Em SEO, as head tails fazem com que a pesquisa se torne muito ampla e generalista. As pessoas neste caso não estão muitas vezes em um estágio de compra avançado. Elas podem estar apenas curiosas sobre algum aspecto daquela palavra chave. 

Long Tail em SEO (Palavras-chave de Cauda Longa)

Já as palavras de long tail ou cauda longa são aquelas compostas por duas ou mais palavras. Por exemplo: Dieta Cetogênica para Emagrecer.

Quem está procurando por estas palavras chaves não são mais apenas curiosas, elas procuram uma solução. Emagrecer. E uma ferramenta para isso: Dieta Cetogênica. E o estágio de compra desta pessoa em relação a quem procura apenas "Dieta" é que o primeiro está mais avançado na jornada de compra. Talvez esteja pronta para comprar, ou está tomando decisões escolhendo o melhor conteúdo. Na sua estratégia de otimização de mecanismos de busca, você poderia ter uma página explicando tudo sobre dieta cetogênica. E no final do post, pode ter um formulário para consultar com o profissional de nutrição, ou um ebook com 10 receitas cetogênicas e até mesmo um botão para a página de vendas. O interessante é que você mescle a estratégia de palavras chaves, com head tail e long tail. Assim, haverá maiores chances de ser encontrada pelo seu público alvo. Agora que você já sabe como escolher palavras chaves e a ferramenta para isso, podemos seguir para as top 10 técnicas de ranqueamento e otimização de SEO. 

7. Como Ranquear o seu Site para os Mecanismos de Busca

Uma pesquisa realizada pela Backlinko, mostrou que existem 200 fatores que ajudam a ranquear os sites para SEO. Mas aqui vamos abordar os 10 mais importantes. E já adiantamos que uma boa estratégia fornece além de conteúdo escrito, mas também imagens e videos. 

7.1. Autoridade da Página e Page Rank

Autoridade da página seria o quanto a página que você está otimizado para SEO segue todos os requisitos de ranqueamento. São eles:

* Palavra-chave na tag de título:  ou seja no título do seu artigo você deve ter a palavra chave. 

* A tag do título começa com a palavra chave. 

* A palavra chave está na tag de descrição. 

7.2. Autoridade do Domínio

Aqui o Google quer saber a importância do seu domínio. E os itens avaliados são: A idade do seu domínio. Se ele possui a palavra-chave do seu negócio no início, meio ou fim. Por exemplo: Para dietas o domínio seria mais relevante se fosse dietasparasecar.com.br ou emagrecacomdietas.com.br e assim por diante.  E se todos os itens abaixo estão sendo seguidos. 

7.3. Relevância de Links

Trabalhe com outros produtores de conteúdo, para adicionar links do seu site em sites de parceiros do setor, que sejam relevantes. E também aponto link para outros sites interessantes. 

7.4. Conteúdo Original e de Qualidade

Produza conteúdo de valor e respeite a autoria original. Nada de copiar e colar. É demorado mas vale a pena. 

7.5. Tamanho do Conteúdo

Crie um conteúdo relevante e que seja de valor e entregue o que a pessoa precisa! Evite criar conteúdo e encher de palavras chaves, isso não vai funcionar. 

7.6. Palavra-chave no Título (meta tag title)

Ou seja, no título do seu artigo você deve ter a palavra-chave escolhida.

7.7. Palavra-chave no Conteúdo

Seu conteúdo também deve ter a palavra-chave. Trabalhe a densidade de palavra-chave, mas também busque variar com sinônimos e variações da palavra-chave principal para o SEO. 

7.8. Tempo de Permanência na Página

As pessoas entram e saem rapidamente da sua página? Significa que o ponto número 4 não foi cumprido. Você se esforça para manter as pessoas na sua página por muito tempo. E todos os pontos que estamos falando aqui irão contribuir para isso se você fizer do jeito certo. Se as pessoas rejeitam com frequência sua página a sua otimização de SEO não vai funcionar. 

7.9. Velocidade de Carregamento da Página

Você deve ter uma boa hospedagem para carregar seu site. Para quem quer trabalhar com SEO e dar uma boa experiência para o usuário, tem que investir com pouco mais em um servidor de qualidade. Isso vai ajudar na sua otimização dos mecanismos de busca. 

7.10. Design Responsivo

Antigamente o google avaliava se o seu conteúdo era bom a partir das páginas desktop. Vistas pelo computador. Mas há pouco tempo o algoritmo, o mecanismo que controla quais sites estão otimizados ou não, alterou a relevância de uma página em SEO a partir do conteúdo voltado para mobile. Então aqueles sites que carregam uma página de desktop no celular estão bem atrás de sites com design responsivo. Você pode consultar este artigo sobre sites responsivos e otimizados para SEO de alta performance. Estas foram as 10 principais técnicas de otimização para os mecanismos de busca. 

8. Conclusão

Agora você sabe o que é SEO e para que serve o SEO. Vimos a importância de otimizar o site para SEO e como fazer SEO. Então é isso! Você gostou deste post blog? Que tal recomendar para quem precisa? Se você seguir estes 10 pontos em todas as páginas do seu site, com certeza em pouco tempo você estará otimizando para os mecanismos de busca. Entretanto, pode dar muito trabalho para os iniciantes. E se você quiser ajuda, pode contar com a DIVIA Marketing Digital. Temos 15 anos de experiência com SEO. Começamos ainda quando poucos sites no Brasil eram ranqueados. E hoje temos centenas de sites otimizados para os mecanismos de busca e diversos cases de sucesso de SEO. Quer investir em SEO? Quer otimizar o seu site para SEO? Entre em contato com um dos nossos especialistas em SEO e solicite um orçamento de SEO! Ficaremos felizes em ajudá-lo (a).  Até a próxima!

Conteúdo desenvolvido pela DIVIA Marketing Digital

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