Como Captar Pacientes para Clínicas Médicas? Saiba Como Atrair Mais Pacientes para seu Consultório Médico

Como Captar Pacientes para Clínicas Médicas? Saiba Como Atrair Mais Pacientes para seu Consultório Médico

Você sabe como captar pacientes para clínicas médicas? Como atrair pacientes para o consultório médico? Como conseguir os primeiros pacientes para clínicas? Como chamar os pacientes para consultas? Como prospectar pacientes para clínicas médicas? Neste blog post vamos te dar dicas para captar pacientes para clínicas médicas, ensinar estratégias para captar pacientes para clínicas médicas, como atrair pacientes particulares e te mostrar empresas de captação de pacientes. Os clientes são a alma do negocio. E para as clínicas médicas não é diferente. Conquistar clientes é uma tarefa desafiadora, que exige dedicação e assiduidade. Principalmente quando o serviço oferecido não é algo que as pessoas costumam procurar com frequência. É necessário encontrar maneiras eficazes de divulgar as clínicas médicas, de modo a serem encontradas e se destacaram entre meio diversas outras, que estão trabalhando com o mesmo propósito. Antigamente os médicos chegavam ate seus potenciais clientes através de indicações de amigos, parentes ou pessoas próximas de confiança. Hoje em dia, além do boca-a-boca, a internet é uma grande aliada na divulgação dos serviços de clínicas médicas. Estar presente no meio digital é fundamental. Estratégias de marketing eficazes são a chave para atrair clientes na era do digital, que inclusive já falamos no blog post Marketing Digital para Clínicas Médicas: Como fazer e qual é a estratégia vencedora para a sua clínica. Neste blog post vamos te ensinar como captar clientes para clínicas médicas, como atrair clientes para o consultório médico, como conseguir os seus primeiros clientes para clinicas, como chamar os pacientes para consultas e como prospectar pacientes para clínicas médicas. Veja abaixo os tópicos abordados neste blog post.

1. Como captar pacientes para clínicas médicas
2. Como atrair pacientes para o consultório médico
3. Como conseguir os primeiros pacientes para clínicas
4. Como chamar os pacientes para consultas
5. Como prospectar pacientes para clínicas médicas
6. Dicas para captar pacientes para clínicas médicas
7. Como atrair pacientes particulares
8. Empresa de captação de pacientes
9. Conclusão

Pronto para aprender tudo sobre Como Captar Pacientes para Clínicas Médicas? Então vamos lá!

 1. Como captar pacientes para clínicas médicas

Para captar pacientes para clínicas médicas, é necessário ter uma boa estratégia. A concorrência de todos os serviços está muito acirrada hoje em dia. Além de clínicas médicas com os mesmos serviços, apareceram clinicas que fazem o mesmo serviço online, as vezes por valores bem menores. A presença online da sua clinica medica é essencial. Para isso, veja as dicas abaixo:
− Google Meu Negócio O Google tem as respostas para todas as perguntas. Por isso mais de 96% dos brasileiros pesquisam no Google informações sobre empresas e serviços, antes de tomar decisões. Por isso, é essencial que você cadastre seu estabelecimento no Google, de forma gratuita. Na pagina da sua empresa você pode adicionar informações sobre o seu serviço, contatos, horário de atendimentos, site e endereço – que é vinculado ao Google Maps para facilitar os pacientes para chegar na clinica. Além disso, você pode interagir com os seus clientes/pacientes. Lá é possível que eles deixem avaliações e comentários sobre o seus atendimento e serviço. Nos já fizemos um blog post sobre como utilizar o Google para melhorar a sua presença e ganhar maior visibilidade online. Leia aqui o blog post Google Meu Negócio: Como Usar o Google Meu Negócio para Destacar a Minha Empresa? 
- Marketing Digital para Médicos: investir em marketing digital te faz aparecer no lugar certo, na hora certa: quando o cliente está pesquisando na internet sobre clínicas médicas. Quando feito da maneira correta, o marketing digital para clínicas médicas gera bons resultados, com um investimento menor do que o comumente feito em mídias off-line, como jornais e revistas.
 − Bom atendimento: seu trabalho continua depois de conquistar o agendamento da consulta do paciente. Para que mais pessoas continuem chegando ate você, é necessário dar aos seus pacientes/clientes uma ótima experiência de atendimento. O processo começa na hora da marcação da consulta, continuar na recepção dos clientes pelos funcionários, de maneira cordial e esclarecida, dando todo o suporte necessário antes da consulta. Além disso, é essencial manter a clinica medica limpa e organizada; fazer pesquisas de satisfação com seus clientes/pacientes; investir em treinamento para seus funcionários que lidam com o publico; realizar ações que a fim de fidelizar o cliente. O boca-a-boca ainda é uma estratégia com um peso enorme no ramo das clínicas médicas. Se seu paciente não tiver uma boa experiência, certamente ele vai comentar com alguém sobre o ocorrido. Da mesma maneira que se ele tiver uma ótima experiência, vai indicar o serviço para quem estiver precisando. Garantindo o bom atendimento, você garante o retorno do paciente para sua clinica medica.
 − Monitore serviços do mesmo ramo: Ficar de olho no que os outros profissionais do mesmo ramo estão fazendo, é sempre importante. Assim você sabe as estratégias que eles estão usando e que você pode implementar no seu negocio também.

2. Como atrair pacientes para o consultório médico

Como já falamos, ter presença online é essencial, pois torna o consultório médico mais visível para os futuros pacientes. Para atrair pacientes para o consultório médico, alguns pontos se tornam importantes:
− Por quais necessidades as pessoas vão para o consultório médico? Para entender o seu paciente da melhor maneira, primeiro é necessário entender o que ele está procurando no seu serviço. Qual a necessidade que o fez procurar o consultório médico? Entender as questões que movem o seu paciente vai fazer com que o seu paciente se sinta visto, compreendido e no final, satisfeito; retornando para outras consultas e indicando o seu serviço para quem precisar.
− Seja autoridade na sua área de atuação: Ao conquistar credibilidade em determinado assunto, a confiança das pessoas em você tende a melhorar. Esteja constantemente atento as tendências e novidades da sua área, para oferecer aos seus pacientes um atendimento de qualidade com o que há de melhor e mais atualizado.
− Identidade visual e marketing digital: As pessoas tem uma memoria muito visual, em geral. Por isso, é importante ter uma marca e uma identidade visual que chame a atenção de alguma maneira. Investir no marketing é tão importante quando o investimento em conhecimento e educação. Ser ativo nas redes sociais é uma maneira muito eficaz de divulgar, comunicar e captar no seu consultório médico.

3. Como conseguir os primeiros pacientes para clínicas

Você está como a sua clínica médica montada, mas ainda sobram espaços grandes, vagos na agenda? Há cada dia que passa, mais clínicas médicas surgem no mercado e captar e fidelizar clientes se tornou um desafio maior. Há algo que possa ser mudado? Como você pode encontrar e conquistar mais pacientes? Em uma situação como essa, são vários os pontos que podem ser melhorados para aumentar o volume de pacientes na sua clínica médica. Fizemos uma lista com alguns pontos que você pode investir e melhorar para conquistar mais pacientes. Confira abaixo:
− Saiba quais são as necessidades que levam pacientes à clínica: antes de qualquer coisa, é necessário entender quais são as demandas que levam os seus pacientes ate a sua clínica médica. Quanto mais você souber sobre os pacientes e as demandas que ele traz, melhor vai ser o seu atendimento. Os seus pacientes vão se sentir bem e satisfeitos, com um atendimento humanizado – fazendo com que as chances de que retornem para a sua clinica medica só aumentem. Além de que a chance de uma divulgação boca-a-boca também aumenta.
− Seja autoridade no assunto: quando você estuda e investe em qualificação profissional, você conquista uma maior credibilidade, se tornando uma autoridade no assunto. Assim, a confiança das pessoas em você e no seu trabalho tendem a aumentar. Logo, é de extrema importância que você se mantenha atento as tendências relevantes às clínicas médicas.
− Invista em Marketing e seja ativo na mídia digital: a presença digital é importante. As mídias digitais são meios incríveis de divulgação e comunicação. Trabalhar no marketing da sua clínica medica começa com você marcando presença na internet. Seja através de um site profissional ou uma pagina da sua empresa no Google. Seja o mais ativo possível, sem deixar o lado profissional de lado. Já fizemos um post sobre o Google Ads para dentistas, confira Google Ads para dentistas: como atrair pacientes usando o Google Ads. 

4. Como chamar os pacientes para consultas

É muito importante que a sua clínica médica faca a coleta dos principais dados e informações do seu paciente, logo no primeiro atendimento. Isso facilita a comunicação entre clinica e paciente, além de facilitar na hora de chamar o paciente para o retorno. Abaixo vamos te ensinar como chamar os pacientes para consultas na clínica médica.
− Facilite o agendamento de retorno: na maior parte das especialidades, o retorno é garantido assim que o paciente faz a primeira consulta. O processo deve ser esclarecido de antemão com o paciente, para quando for necessário marcar o retorno. Assim, você garante o primeiro retorno, realiza o cadastro do paciente e já obtém os dados necessários para manter o contato. 
− Confirme as consultas: para ter um maior controle do retorno dos pacientes, é recomendado que se crie uma estratégia de confirmação de consultas. Ao estabelecer um canal de comunicação – o WhatsApp, por exemplo – e enviar mensagens de confirmação de consultas, você cria uma dinâmica de controle e organização da agenda.
 − Site profissional: desenvolva um site de qualidade, que facilite a forma como os seus pacientes marcam consultas, retornos e encontrem informações sobre sua clínica médica. Seu site deve ser organizado, responsivo, pratico e fácil de utilizar. As informações de contato devem ser bem visíveis, para agilizar o contato.
− Colete dados: procure realizar um cadastro completo, com as informações mais importantes de todos os pacientes da sua clínica médica. Inclusive informações de emergência e contatos que devem ser acionado em casos de emergência.

5. Como prospectar pacientes para clínicas médicas

A prospecção é o primeiro contato inicial com novos clientes, é o momento de aproximação, quando a clinica medica se aproxima do público-alvo. Uma prospecção bem feita é essencial para toda clinica medica que deseja conquistar novos pacientes.
− Conheça o mercado e concorrentes de clínicas médicas: é essencial, antes de tudo, você conhecer o mercado das clínicas médicas e seus concorrentes. Eles devem estar claros e definidos para você. Para assim evitar gastar esforços para promover um serviço que não ê de interesse para o publico alvo de clínicas médicas naquele momento.
− Prospecção de clientes para clínicas médicas precisa focar em uma solução: entender o que o cliente busca é o ponto inicial para ter um bom contato inicial com o seu paciente. Entendendo seus problemas e demandas e como você pode solucionar isso.
− Prospecção de clientes online: na prospecção de clientes para clínicas médicas, as redes sociais são aliadas. O brasileiro vive conectado e por isso, campanhas de marketing online tem se destacado e funcionado bastante. Elas têm impacto direto nas redes sociais ou no Google, por isso é importante entender qual é rede social que mais combina com a proposta da clinica medica.
− Defina metas para prospectar clientes para clinicas médicas: conhecendo o seu público-alvo, seu mercado e seus concorrentes, fica mais fácil a abordagem. É importante que sempre existam metas e objetivos claros a serem cumpridos na prospecção de clientes. E marque reuniões periódicas com a equipe responsável pela prospecção de clientes para a clinica medica, para conferir se tudo está andando conforme o planejado.

6. Dicas para captar pacientes para clínicas médicas

A captação de clientes para clínicas médicas é de extrema importância para que a receita seja recorrente. Aqui você vai encontrar dicas de como captar pacientes para clínicas médicas.
− Cadastre a sua clínica médica no Google: além de ser um processo simples de ser feito, o Google é um grande aliado na captação de pacientes. Você deve incluir todos os dados da clínica médica: endereço, telefone e outras formas de contato, horário de funcionamento, entre outros dados. Mantenha a interação com os usuários respondendo as perguntas e postando fotos da sua clinica. Nós já fizemos um post sobre o Google Ads e como ele é aliado dos médicos. Leia Google Ads para Médicos: Tudo o que Você Precisa Saber Como Anunciar no Google Ads para Médicos − Seja ativo nas redes sociais: as redes sociais são o principal canal de interação, além da descoberta de novos serviços e profissionais. As redes sócias não devem ser utilizadas apenas como uma plataforma de auto promoção, mas sim como um lugar de disseminação de conhecimento, trazendo informações uteis público e principalmente aos seus pacientes que você atende.
− Tenha um bom site: importante que a sua clínica médica tenha um site adequado e otimizado para todos os dispositivos móveis. No site você deve incluir os principais dados sobre a sua clínica médica e seus serviços: área de atuação, especialistas, tratamentos realizados, formações, cursos e outras informações importantes, incluindo localização, horário de funcionamento, como chegar e formas de contato.
− Crie um blog para ao seu site: o blog deve ser vinculado ao seu site. Ele vai servir para você se firmar e firmar a sua clínica médica como autoridade e ficar bem ranqueado com as principais palavras-chaves do seu nicho. Os conteúdos vinculados não substituem a consulta medica, mas servem como uma fonte de informações para que entendam melhor as suas condições.
− Agendamento online: a vida de todo mundo esta cada vez mais corrida. Facilitar o processo de agendamento de consulta é uma coisa que você pode fazer pelo seu paciente. O agendamento online é um grande aliado na captação de pacientes, que não conseguem tirar o tempo para ligar e agendar uma consulta dentro do horário comercial da clínica médica. Com o agendamento online, seu paciente pode agendar e resolver a vida em qualquer momento, seja de dia, de noite ou nos finais de semana e feriados.

7. Como atrair pacientes particulares

Os convênios médicos, devido as facilidades que trazem consigo, costumam atrais mais os pacientes para as clínicas médicas e consultórios. As consultas particulares tem uma baixa demanda, fazendo com que os médicos precisem trabalhar mais para alcançar o valor de uma consulta particular, a partir de uma consulta por convenio. Há uma constante busca por pacientes particulares para balancear a entrada de dinheiro nas clínicas médicas. Por isso, estratégias para alcançar pacientes particulares para as clínicas médicas são pensados constantemente. Algumas atitudes podem mudar esse cenário e trazer cada vez mais pacientes, como :
− Flexibilização dos modos de pagamento: dinheiro, boleto, cartão de credito, cartão de debito ou Pix. Vale a pena avaliar seu financeiro e entender quais opções são mais viáveis para sua clínica levando em conta seu público e o tamanho do seu negócio.
− Investimento em marketing médico: o marketing digital para médicos é uma ótima forma de apresentar a imagem do seu consultório para o publico na internet. Você pode usar as redes sociais para divulgar informações sobre: sua área de atuação, tipos de serviços oferecidos, local onde a clinica medica esta localização, canais de comunicação, como e-mail e telefone de contato. O digital oferece diversas ferramentas que te ajudam a alcançar diferentes tipos de pessoas que estão interessadas em realizar uma consultar particular.

8. Empresa de captação de pacientes 

Como você viu neste blog post, não há uma formula pronta que se encaixe em todas as clínicas médicas para captar novos clientes. Cada empresa tem suas necessidades, competências e particularidades. Algumas clínicas médicas não tem o potencial para a criação de um departamento comercial ou de marketing para suprir as demandas que a presença online traz consigo. Para isso, existe a possibilidade de contratar uma empresa de captação de clientes. As empresas de captação de clientes contam com especialistas em prospecção e captação de clientes para as clínicas médicas. As empresas de captação de clientes atuam realizando o reconhecimento do problema, analisando as possibilidades disponíveis de resolução de problemas e implantando as soluções. A DIVIA Marketing Digital é uma agência de marketing digital especialista em médicos e somos uma empresa de captação de pacientes para médicos e clínicas médicas.

9. Conclusão

Chegamos ao fim desse blog. Se você gostou desse conteúdo, guarde-o para ler novamente em outro momento. Nesse blog post, falamos sobre como captar pacientes para clínicas médicas, como atrair pacientes para o consultório médico, como conseguir os primeiros pacientes para clínicas, como chamar os pacientes para consultas e como prospectar pacientes para clínicas médicas? Além disso tudo, neste blog post também te damos dicas para captar pacientes para clínicas médicas, te ensinamos estratégias para captar pacientes para clínicas médicas, como atrair pacientes particulares e te mostramos empresas de captação de pacientes. Acompanhe nosso blog post com conteúdos relevantes sobre temas relacionados à marketing digital, tecnologia e inovação.

Conteúdo desenvolvido pela DIVIA Marketing Digital

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