Glossário de Marketing Digital: Todos os Termos e Significados que um Profissional de Marketing Digital Precisa Conhecer

Glossário de Marketing Digital: Todos os Termos e Significados que um Profissional de Marketing Digital Precisa Conhecer

O Glossário de Marketing Digital que todo profissional de marketing precisa conhecer. Os principais termos utilizados no dia a dia do marketing digital estão aqui reunidos. Geração de Leads, Inbound Marketing, Landing Page, Call-to-Action… Talvez para os profissionais iniciantes no universo do Marketing Digital, todas essas palavras podem parecer uma sopa de letrinha. Todavia, se você deseja conhecer de vez o significado dessas palavras e em que meio são utilizadas, preparamos um Glossário de Marketing Digital completo para te ajudar no seu aprendizado.

As formas de oferecer produtos a partir da publicidade foram evoluindo, e os termos que são utilizados no dia a dia também. Antes da internet e das ferramentas que vieram posteriormente, a grande maioria das publicidades eram realizadas em spots de rádios, televisão ou jornal, no que é conhecido como publicidade offline.

É bom ter em mente que os canais da publicidade offline não deixaram de existir e ainda hoje são bastante utilizados. Porém, para impactar o maior número de pessoas e alavancar produtos ou serviços, é preciso estar onde elas estão, ou seja, é necessário publicar conteúdos em redes sociais, blogs e aproveitar as ferramentas digitais disponíveis para publicidade digital.

E, como você já deve ter percebido, o mundo digital vem evoluindo rapidamente e a todo momento novos termos e conceitos estão surgindo no universo do Marketing Digital.

Então, para descomplicar e ajudar você a compreender um pouco melhor este mundo digital, produzimos este Glossário de Marketing Digital reunindo todos os principais termos e conceitos utilizados no cotidiano de quem trabalha nesse ramo.

Para ajudar na navegação, utilize os nossos links que estão organizados em ordem alfabética, para acessar os termos de cada letra do nosso glossário de marketing digital.

* A

* B

* C

* D

* E

* F

* G

* I

* K

* L

* M

* N

* O

* P

* Q

* R

* S

* T

* W

Pronto para conhecer todos os termos principais de marketing digital? Este glossário de marketing digital foi feito para você!

A

- AIDA

Técnica de vendas baseada no relacionamento com o cliente e utilizada no marketing. Consiste em Atrair (Attention), Gerar Interesse (Interest), Gerar Desejo (Desire) e Produzir uma Ação (Action). Pode ser utilizada em diversos anúncios publicitários, como em títulos de conteúdos.

- Alt Text (Texto Alternativo)

Esse conceito é mais relacionado à programação de sites e na marcação dos conteúdos via HTML, mas é importante para conhecimento de todos que trabalham em marketing. O texto alternativo é indicado para inserir em imagens, de modo a possibilitar a leitura pelos motores de busca, sendo assim, um fator importante de SEO.

- Analytics

Em suma, quando falamos sobre analytics, nos referimos ao dado que posteriormente gera informações, de modo a possibilitar uma análise e levantamentos de estatísticas. Além disso, pode ser entendido também como a ferramenta de análise do Google, conhecida como Google Analytics.

- Autoridade de Página

A autoridade de página nada mais é do que a influência que a página possui em relação ao assunto que  aborda em comparação a outras páginas semelhantes. Quanto mais autoridade de página tiver, melhor será a sua indexação, aparecendo primeiro nos resultados de pesquisas organicamente.

- Autoridade de domínio

Muito parecido com o termo anterior, a autoridade de domínio é a influência que o nome do domínio do site possui na web, sendo avaliada pela quantidade de páginas que a referenciam, conteúdo relevante que produz, carregamento de página, dentre outros fatores avaliados pelos motores de buscas.

B

- Banner

Os banners nada mais são do que os anúncios em forma de imagem que são exibidos em sites, blogs ou portais. Hoje em dia, é fácil realizar anúncios de banners em diversas dimensões através do Google Ads, da rede de Display, facilitando que anunciantes encontrem sites parceiros que exibam seus anúncios.

- Base de Visitantes

É o número médio que usuários que visitam o seu site ou página diariamente. Importante para retirar informações a respeito do site ou página, como tempo de carregamento, indexação e se os conteúdos são relevantes para os visitantes.

- Black Hat

Black Hat são práticas antiéticas de SEO que buscam um melhor posicionamento orgânico nos mecanismos de pesquisa.

- Blog

Site em que são produzidos e publicados conteúdos com certa regularidade, a fim de proporcionar aos visitantes conteúdos ricos e de qualidade, gerando valor.

C

- CAC (Custo de Aquisição de Cliente)

O custo de aquisição do cliente (CAC) é uma importante métrica utilizada por empresas de marketing para descobrir o preço médio dos esforços até conseguir que o cliente realizasse uma ação pretendida, permitindo assim um melhor planejamento estratégico do orçamento em publicidade.

- Calendário Editorial

Toda empresa que deseja realizar postagens em redes sociais ou blogs, precisa ter um calendário editorial bem planejado e descritivo, de modo a incluir todas as peças que serão utilizadas previamente, bem como os títulos, canais e os formatos.

- Canais

Os canais nada mais são do que os meios pelos quais a marca se relaciona com o seu público, podendo ser por email, redes sociais, blog, entre outros.

- Chatbots

Os chatbots são softwares criados para realizar o atendimento ao cliente de maneira totalmente virtual e automatizada. Hoje em dia, os chatbots são amplamente utilizados em serviços de atendimento ao consumidor (SAC)

- CTR (Click-through-rate / Taxa de Cliques)

Outra importante métrica, se não a mais, é a taxa de cliques (em inglês Click-through-rate). Ela busca mensurar o total de cliques que o anúncio obteve durante a campanha, de maneira a compreender se performou bem ou mal. Outros fatores que podem ser analisados através do CTR, é se as palavras-chave foram bem escolhidas, os textos estavam corretos e se a CTA (Chamada para ação) estava boa. Saiba mais sobre CTR do Google Ads lendo esse post do nosso blog. 

- CPA (Custo por Aquisição)

O CPA (Custo por Aquisição) é uma métrica que possui grande relevância no marketing digital. Com ela é possível definir o valor utilizado para que um lead realize uma ação desejada. Ou seja, a partir de X reais que é investido, quanto tenho de lucro após a diminuição do investimento? Esse valor é o CPA. A partir da análise do CPA, é possível estabelecer planejamentos assertivos para metas de vendas, identificação de erros de estratégias e oportunidades de negócios.

- CRO (Conversion Rate Optimization / Otimização da taxa de conversão)

CRO nada mais é do que o conjunto de técnicas e estratégias que visam a maximização do percentual de conversões, seja no site ou em uma landing page.

- CRM (Customer Relationship Management)

Outro termo muito utilizado atualmente, é o CRM. O CRM é um software de gestão empresarial que proporciona soluções completas, organizando e catalogando informações em categorias, listagem de clientes em diferentes níveis de vendas. Desse modo, o CRM ajuda na otimização dos processos e na forma como as empresas se relacionam com os clientes.

- CTA (Call-To-Action)

CTA (em inglês) é a sigla para chamada para ação que consiste em uma uma frase ou palavra imperativa, de modo a incentivar o usuário a realizar determinada ação no site ou landing page, como clicar em links, acessar páginas, se inscrever em newsletter, dentre outros.

- CTR (Click Through Rate)

Para finalizar, o CTR é a sigla em inglês para taxa de cliques, que possui como objetivo avaliar a quantidade de cliques que determinada página ou anúncio obteve em razão do seu número de impressões, ou seja, pelo número de vezes que foi exibido. A partir da análise do CTR da campanha ou página, é possível determinar se está performando bem, de maneira atrativa para o usuário.

E

- Ebook

Muito difundido atualmente, o ebook é uma versão virtual de um livro. Além do caráter educativo, o ebook pode ser utilizado como uma ferramenta para geração de leads e de relacionamento.

- EdgeRank

O EdgeRank é o nome do algoritmo utilizado pelo Facebook para definir os posts mais relevantes que serão exibidos para o usuário no seu feed. Basicamente, consiste na análise de três fatores: formato (imagem, texto ou vídeo), data da postagem, sendo privilegiados aqueles mais recentes, e afinidade do usuário com determinado conteúdo a partir de interações prévias.

- Engajamento

O termo engajamento, no que tange o marketing digital, é referente a toda interação com determinado conteúdo. Assim, a marca ou empresa que publica, pode medir os níveis de interações dos seus conteúdos a partir de likes, comentários, cliques em links patrocinados, dentre outros.

F

- Facebook Ads

Para quem já trabalha com marketing digital, esse termo está cotidianamente incluso. Plataforma de anúncios patrocinados da maior rede social do mundo, o Facebook Ads proporciona diversos recursos para empresas a depender do seu objetivo, com uma vasta capacidade de segmentação, para impactar o seu público-alvo com maior assertividade e efetividade.

- Formulário de conversão

Encontrado com frequência em páginas de contato ou em landing pages, o formulário de conversão nada mais é do que um bloco que contém campos que podem ser preenchidos com informações do usuário para obter determinado conteúdo ou se inscrever para newsletter.

- Funil de vendas

Para compreender o funil de vendas, é preciso visualizar o objeto funil. Na parte de cima, com o maior diâmetro, é permitida uma entrada maior. Da mesma forma, esse conceito é ampliado para o marketing digital, em que, o usuário que se cadastra em um formulário de conversão entra na primeira fase do funil, conhecido como topo do funil. A partir de então, com técnicas de conversão e estabelecendo um relacionamento mais robusto, o usuário vai adentrando cada vez mais, passando pelo meio do funil e se aproximando do fundo do funil, melhor segmentado estará, ou seja, mais próximo de fechar negócio.

G

- Google Adwords/Google Ads

Assim como o Facebook possui sua plataforma para anúncios patrocinados, o Google também conta com a sua própria. Antigamente a plataforma de anúncios pagos do Google era chamada de Google Adwords, mas atualmente é comumente chamada de Google Ads. Ela permite criar anúncios para de diversos formatos, como em texto (Rede de pesquisa), banners e imagens (Rede de display), vídeos (Youtube Ads) e até mesmo para produtos (Google Shopping). Além disso, o Google Ads permite segmentar o público e escolher palavras-chave que vão “ativar” o seu anúncio. Se você deseja saber mais sobre essa importante ferramenta do marketing digital acesse aqui e acompanhe esse post que elaboramos sobre o assunto.

- Growth Hacking

Growth Hacking consiste em estratégias e técnicas que visam trazer um crescimento exponencial e veloz para a base de clientes de uma empresa. Para tal, busca trabalhar em conjunto com diversos canais e áreas, com aprimoramento e evolução constante das ações.

I

- Inbound Marketing

Atualmente, o inbound marketing está sendo amplamente utilizado pelas empresas como forma de conquistar novos clientes. Em suma, seu objetivo é atrair novos consumidores até o produto ou serviço através de conteúdos relevantes e ricos para o usuário, baseando-se em quatro pilares: atração, conversão, fechamento e encantamento.

K

- KPIs (Key Performance Indicators)

Indicadores chaves de desempenho, as KPIs, são métricas utilizadas no marketing digital para observar e analisar se as campanhas e estratégias estão performando bem, ou seja, estão alinhadas com os resultados esperados pela meta estabelecida. Além disso, uma KPI é reconhecida por: Fornecer orientação, ser mensurável, ser praticável e ser alcançável. Clique aqui e saiba mais sobre os principais indicadores de marketing digital.

L

- Landing Page

Também conhecida como página de aterrissagem, a landing page é uma single page que é amplamente utilizada para conversão e geração de leads a partir de realização de determinada ação desejada, como a inserção de dados em um formulário de conversão.

- Lead

Como você pode perceber, anteriormente comentamos sobre geração de leads. Mas o que é leads? Leads são potenciais compradores ou clientes da sua empresa e que, através de uma interação com um conteúdo ou inserção de dados em uma landing page, demonstrou interesse no produto ou serviço da sua empresa. A partir do momento que o lead deixa seus contatos, ele automaticamente entra para o funil de vendas, onde receberá conteúdos e informações que buscarão levá-lo a fechar negócio.

- Lead qualificado

Lead qualificado é aquele potencial comprador ou cliente que já passou por todo o funil de vendas e está pronto para fechar negócio ou muito inclinado a aceitar a oferta da empresa.

- Links patrocinados

Outro termo bastante utilizado no marketing digital, são os links patrocinados. Eles se referem aos anúncios pagos realizados por empresas e marcas através de plataformas, como Google Ads e Facebook Ads, que buscam impactar públicos-alvos.

- Long tail keywords

Palavras de cauda longa, são aquelas que caracterizam termos pesquisados mais específicos. Por conta dessa “particularidade”, ocorrem em menor quantidade nos resultados de pesquisa, porém são mais assertivos. Exemplo de long tail keywords é uma pesquisa: “camisa” pelo termo “camisa esportiva verde”.

M

- Marketing de Conteúdo

Como comentado previamente, o inbound marketing vem sendo amplamente difundido por empresas em todo o globo, e uma das suas estratégias - se não a principal - é o marketing de conteúdo. O marketing de conteúdo trabalha no pilar da atração a partir da criação de conteúdos ricos e relevantes para o público-alvo em vários formatos, como vídeos, ebooks, blogs, dentre outros. Também pode ser utilizada em cada etapa do funil de vendas para produzir conteúdo exclusivo para cada etapa.

- Mídia espontânea

Esse termo refere-se a todo conteúdo da empresa que conquistou espaço na mídia intencionalmente, ou seja, sem gastar com mídias pagas e links patrocinados, visto que os próprios usuários cooperam para a propagação do conteúdo.

- MQL

Leads Qualificados de Marketing (Marketing Qualified Leads) são aqueles leads que passaram pelo funil de vendas, recebendo conteúdo relevante e de qualidade em cada estágio e que agora pode ser repassado para o time de vendas realizar o contato.

N

- Nutrição de leads

Técnica que consiste em aproximar e estreitar o relacionamento com o lead, a fim de tornar o momento de fechamento de negócio breve. Pode ser usado como exemplo, quando determinado usuário se cadastra para receber dicas sobre receitas caseiras, recebendo no seu email um conjunto de dicas e informações, que poderá conter uma oferta de um produto ou serviço relacionado.

O

- Outbound marketing

Apesar do inbound ser mais empregado atualmente, com inúmeras ferramentas eficientes, o outbound marketing também é utilizado em certos casos em conjunto com o inbound. O outbound se baseia no conceito de “ir até o cliente”, a partir de propagandas de outdoor, comerciais de TV ou rádio.

P

- Palavra-chave

É o termo utilizado para representar um assunto na internet. Quando você realiza uma busca na internet com os termos marketing digital, agência de marketing digital ou DIVIA, todos eles são palavras-chaves.

- Páginas por visita

É uma métrica que busca avaliar quantas páginas, em média, o usuário que entra em determinado site acessa.

- Persona

Figura que representará o cliente ideal para determinado produto ou serviço, compreendendo características como idade, gênero, escolaridade, gostos, preferências, dentre outras informações relevantes para estabelecer a melhor estratégia para atrair indivíduos que se assemelham à figura.

- Planejador de Palavra-chave do Google

Uma ferramenta muito útil para profissionais de marketing que utilizam o Google Ads, o Planejador de palavra-chave apresenta o número médio de palavras pesquisas para determinado termo, bem como, indica tendências para os próximos meses e uma estimativa do custo daquele tempo (CPC).

R

- Rede de Display do Google

A plataforma de anúncios patrocinados do Google, o Google Ads, apresenta diversos tipos de campanhas, cada qual com o objetivo de marketing da sua empresa. Uma dela é a rede de display, que permite anúncios gráficos em sites parceiros do Google. Atualmente, mais de 90% dos sites brasileiros estão vinculados à rede de display. Quer saber mais sobre quais formatos de banners a rede de display permite? Acesse aqui o nosso posts sobre Formatos de Banners da Rede de Display e fique por dentro de tudo.

- Retargeting

A estratégia do retargeting busca impactar usuários que, anteriormente, interagiram com algum conteúdo ou página da sua empresa, com anúncios exclusivos para atrair e fechar negócios.

- ROI (Return on Investment)

Retorno do investimento, o ROI é outra importante métrica utilizada no marketing digital, visando apresentar de forma clara e concisa qual o retorno financeiro esperado para determinada ação ou estratégia.

S

- Sazonalidade

Sazonalidade são ciclos de negócio que influenciam no calendário editorial.

- Segmentação

São definições de acordo com as características da persona para o anúncio ou campanha, como por exemplo: faixa etária, hábitos de consumo, região, escolaridade, nível de renda, dentre outros. 

- SEM (Search Engine Marketing)

É o agrupamento de estratégias que buscam impulsionar um site pelos motores de busca, tais como Google ou Bing, tanto em buscas orgânicas (SEO) quanto patrocinadas (Google Ads).

- SEO (Search Engine Optimization)

É o conjunto de técnicas e estratégias que visam tornar o site ou página melhor indexado pelos motores de busca, como o Bing ou Google. Sites com ótimos SEOs aparecem em melhores posições na busca orgânica, ou seja, conquistam reconhecimento e tráfego de forma gratuita.

- SERP (Search Engine Results Page)

A SERP é a página dos motores de busca que contém os melhores resultados para determinada pesquisa. Também conhecida como página de resultados de motor de busca, tradução literal de "Search Engine Results Page".

- SQL

Sales Qualified Leads, são leads que concluíram todo o funil de vendas e que, a partir de critérios, são repassados para o time de vendas entrar em contato.

- Squeeze Page

Squeeze page é uma landing page que tem como principal objetivo a geração de leads através da inserção dos seus emails em formulários de conversão.

- SSL

"SSL" significa "Secure Sockets Layer" (camada de soquete seguro), um protocolo de segurança que cria um link criptografado entre um servidor Web e um navegador Web. Termo bastante utilizado ao se referir a  "Certificado SSL", que é um certificado digital que autentica a identidade de um site e possibilita uma conexão criptografada e segura. 

- Taxa de cliques

É uma métrica que busca avaliar a porcentagem de usuários que clicaram em determinado anúncio ou acessaram alguma publicação da empresa.

- Taxa de conversão

Como você pode perceber, o marketing digital está intrinsecamente ligado a resultados, por conta disso, a taxa de conversão é uma importante métrica para avaliar o desempenho de campanhas, bem como, o planejamento de futuros projetos. Em suma, é um indicador que apresenta a porcentagem de leads ou clientes que foram convertidos a partir de certo anúncio ou ação.

- Teste A/B

Essa ferramenta é bastante empregada atualmente para realizar anúncios com certas características diferentes, mas com o mesmo objetivo, e então, no final, será analisada qual teve melhor performance. Com base nos dados obtidos, a empresa será capaz de elaborar campanhas mais eficazes e assertivas para o público-alvo.

- Tráfego orgânico

O tráfego orgânico representa todas as visitas advindas de meios em que a empresa não precisou pagar para ter o seu conteúdo ou marca exibida. São exemplos as pesquisas no Google, compartilhamento de fãs, acessos pelo blog, dentre outros.

- Tráfego Pago

Por outro lado, o tráfego pago é caracterizado por todas as visitas, visualizações e acessos vindos de uma fonte paga, tais como Google Ads ou Facebook Ads. 

W

- Webinar

Consiste em uma aula, palestra ou entrevista realizada e transmitida para o público em caráter digital, ao vivo ou gravado.

Conclusão

Nós, da equipe de criação de conteúdo da DIVIA Marketing Digital, estamos contentes que você tenha nos acompanhado até aqui nosso post "Glossário de Marketing Digital". Esperamos que esse conteúdo tenha sido relevante e rico para você, compreendendo diversos temas que são utilizados diariamente por profissionais de marketing digital do mundo todo.

Buscando especialistas em marketing de performance para o seu negócio? Entre em contato com a Agência DIVIA! Somos uma empresa com mais de 15 anos no mercado de marketing digital de alta performance. Nosso negócio é proporcionar VANTAGEM COMPETITIVA NA INTERNET para o seu negócio. Nos vemos no próximo post blog!

Conteúdo desenvolvido por DIVIA Marketing Digital

/
/
/
/
/
/
/
/
/
/
Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
Fale por WhatsApp