Landing Pages de Alta Performance: Como Aumentar a Taxa de Conversão da sua Landing Page?

Landing Pages de Alta Performance: Como Aumentar a Taxa de Conversão da sua Landing Page?

Landing pages de alta performance são landing pages com uma alta taxa de conversão. Neste post vamos explicar como criar uma landing page com alta taxa de conversão. Já falamos em outro post sobre landing pages. E você pode conferir aqui: O que é landing page? Agora que você sabe o que é landing page vamos lhe explicar tudo sobre landing pages responsivas de alta performance e como aumentar a taxa de conversão da sua landing page. Tópicos que veremos neste post blog:

1. Landing Pages de Alta Performance

2. O que é Taxa de Conversão?

3. O que Fazer com essa Métrica de Conversão?

4. Como Aumentar a Taxa de Conversão?

5. Considerações Finais

Pronto para aprender como aumentar as taxas de conversão da sua landing page? Então vamos ver como criar uma landing page de alta performance!

1. Landing Pages de Alta Performance

Landing pages de alta performance são landing pages com uma alta taxa de conversão. Landing pages de alta performance são landing pages responsivas, com rápido tempo de carregamento, boa abertura nos dispositivos móveis, com arquitetura de informação e UX seguindo as boas práticas de layout para mobile, com boas chamadas para ação (CTA), copy e argumentos de vendas, além de boas imagens e vídeos. Se você quer criar uma landing page de alta performance entre em contato com a DIVIA Marketing Digital. Você também pode visitar nossa página de serviços sobre Criação de Landing Pages.

2. O que é Taxa de Conversão?

Se você está iniciando no mundo digital, você irá se deparar com centenas de expressões técnicas que são muito utilizadas por agências e profissionais de marketing. Uma parte muito importante do marketing de performance é a mensuração. E mensuração é sobre métricas, ou seja, mensurar indicadores de performance. O mais importante indicador de performance para medir a qualidade de uma landing page é a taxa de conversão. Entender o que é a taxa de conversão é o primeiro passo para você conseguir tomar atitudes após ter criado a sua primeira campanha, seja de vendas ou de geração de leads, captura ou download de material. 

A taxa de conversão nada mais é do que o resultado da divisão do número de pessoas que fizeram alguma ação na sua landing page com o número de pessoas que visualizaram a sua página. 

Então a conta ficaria assim:

Vamos dizer que a sua landing page está recebendo diariamente dois mil (2000) acessos. E digamos que o objetivo da landing page seja entregar um ebook explicativo sobre o seu setor. Para o usuário baixar o ebook ele precisa se cadastrar no formulário. E cada formulário é uma conversão. E se em um dia você teve 600 conversões o resultado será esse:

Visitas: 2000
Conversões: 600

Então a taxa de conversão é:  600 / 2000 = 0,3 ou 30%. Agora você já sabe que a taxa de conversão do sua landing page é de 30%. Mas o que você faz com isso? Bem, este cálculo é realizado para você entender as suas métricas. E isso nos leva para a segunda questão…

3. O que Fazer com essa Métrica de Conversão?

Para você ter resultados com o marketing digital você precisa ter todos os números do seu negócio planilhados. Mensurar os indicadores de performance é fundamental para melhoria de resultados. Para isso, você pode usar planilhas ou softwares que lhe ajudarão a visualizar sempre que precisar as métricas das suas campanhas de marketing digital.

Quando você tiver uma massa crítica de dados, como taxas de conversões por exemplo, sempre que você criar uma nova landing page terá como base a taxa de conversão da página anterior. E com base nisso você criar seus próprios parâmetros e saberá quando a performance de uma landing page está ou não boa.  

Explicado o que fazer com as métricas, vamos agora para a prática. Onde iremos te mostrar o que você pode fazer para aumentar a taxa de conversão da sua landing page. 

4. Como Aumentar a Taxa de Conversão?

Existem inúmeras maneiras de aumentar a performance da sua landing page. A seguir iremos abordar as principais técnicas de otimização. 

Caso você não tenha braço suficiente para aplicar todas as otimizações ou não sabe como fazer na prática, conte conosco. Temos uma equipe especializada em criação de landing pages responsivas de alta performance. Agora prepare-se para o conteúdo!

4.1. Configurações Iniciais

A primeira tarefa que você precisa executar é adicionar os pixels de acompanhamento na sua página de conversão. Esses pixels você encontrará na plataforma em questão que você faz campanhas. Mas em geral você pode adicionar o pixel do facebook e do analytics. Sendo este último o mais importante para que você veja todo o tráfego do seu site. E como já explicamos neste post blog os pixels servem para rastrear o comportamento dos usuários dentro do seu site. No dashboard de cada ferramenta poderá acompanhar o caminho percorrido pelo usuário, páginas mais acessadas e tempo permanecido lá. Com base nisso você já consegue tomar muitos decisões de otimização.

4.2. Design Responsivo

O design responsivo é importante para a sua taxa de conversão, já que a maioria dos acessos se dá em dispositivos móveis. Seguir as melhores práticas de design para o mobile é fundamental. O design é responsável por dar os tons da sua marca, arquitetura de informações, disposições dos elementos, como as ferramentas de conversão, além de "conversar" com o seu posicionamento de marca. 

Mas o design não se refere somente a cores, fontes e imagens da sua página. Mas sim onde cada elemento é posicionado. Arquitetura de informações e user experience (UX) são as áreas de conhecimento do design que serão responsáveis pela disposição dos elementos na sua landing page. Às vezes você pode fazer uma landing page com duas colunas, botões quadrados, redondos, sem imagem, com imagem. Tudo irá influenciar na percepção do usuário. E mais importante, na usabilidade da sua página. Ou seja, deve estar bem claro o caminho que o usuário deve fazer até chegar ao botão de conversão da sua página de captura. 

4.3. Copywriting

Copywriting é a ferramenta de escrita que ajuda na conversão. Com ela, você pode aumentar infinitamente sua taxa de conversão. Quando você aplica as técnicas de escrita, sua comunicação fica clara e objetiva e aumenta a taxa de resposta da sua landing page. É com o copywriting que você irá escrever boas headlines (títulos) que comuniquem o benefício do seu produto / serviço. Além disso, você sempre deve ter Chamadas para a Ação ou CTA. Que são nada mais do que frases imperativas ajudando seu cliente a tomar a decisão que você quer. Portanto, aprender as técnicas de copy é uma boa maneira de ajustar o texto da sua landing page, fazendo com que ele fique mais convincente. 

4.4. Teste A/B

Testes A/B são muito utilizados por grandes empresas, já que elas possuem grandes orçamentos de marketing e fazem investimentos vultuosos em campanhas de marketing digital de tráfego pago. O teste A/B serve para testar novas abordagens e melhorar a taxa de conversão das suas landing pages. Por isso mesmo você deve utilizar o teste A/B nas suas estratégias de marketing. 

Conceitualmente é fácil de entender o que é o teste A/B. Pois nada mais é do que testar duas opções de algum elemento e medir o que dá mais resultado. Por exemplo, vamos dizer que você queria conseguir mais orçamentos para a sua clínica de cirurgia plástica. E em uma página você tem um formulário com 5 campos de informação. Esses campos pedem informações relevantes, mas talvez nem todos. E a página está com 25% de conversão. Ou seja, a cada 1000 visitas, apenas 250 preencheram o formulário. Então o que você poderia fazer é diminuir o número de campos do formulário para 3 por exemplo. E logo você pode ver um aumento de na taxa de orçamentos de 25 para 40% de conversão. Quanto isso pode impactar no seu faturamento? Entretanto, não se limite a campos de formulários. Você pode testar, títulos, cores, imagens, chamadas para ação (CTAs), banners e assim por diante. 

4.5. Pop-ups de Retenção

Pop-up são aquelas caixas de mensagem que aparecem para você quando você está com a intenção de sair de uma página. Quem nunca viu isso? Bem, pode parecer chato, mas é algo que realmente funciona. Os pop-ups servem principalmente para reter a saída do cliente. E os propósitos podem ser apenas pegar um email em troca de algum material extra, levar para uma página de promoção ou mesmo dar um cupom de desconto como incentivo. 

4.6. Anúncios de Remarketing

Esta opção se refere a campanhas de tráfego pago e é a mais recomendada porque não envolve grandes gastos. Como o próprio nome diz, o Rermarketing é uma estratégias de anúncios para impactar pela segunda vez os usuários que entraram na sua landing page e que não converteram da primeira vez. Já que sabemos que nem todos os usuários irão comprar, baixar ou solicitar um orçamento da primeira vez que vêm uma página de captura. Dado isso, com o remarketing você consegue aumentar a taxa de conversão através daqueles usuários que só precisam de um tempo para tomar uma decisão. 

5. Considerações Finais

Bem, chegamos ao fim! Este foi mais um conteúdo de valor para você aplicar nas suas estratégias de marketing digital. Agora você tem 6 ferramentas que irão te ajudar a aumentar a performance da sua landing page. Então tudo o que você precisa fazer agora é anotar qual estratégia irá fazer primeiro, colocar um prazo para fazer e pronto. E se você não quiser ter todo o trabalho, pode entrar em contato conosco, afinal somos especialistas em criação de landing pages de alta performance, gestão de campanhas de tráfego pago e otimização de conversões (CRO). Nos vemos no próximos post blog! Até mais! 

Conteúdo desenvolvido pela DIVIA Marketing Digital

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