Como Anunciar no Facebook Ads: Guia Definitivo Passo a Passo para Anunciar no Facebook Ads

Como Anunciar no Facebook Ads: Guia Definitivo Passo a Passo para Anunciar no Facebook Ads

Como anunciar no Facebook Ads? Essa pergunta é bastante recorrente entre os empresários. Fazer anúncios do Facebook Ads significa exibir anúncios nas redes sociais do Facebook e do Instagram. Neste blog post vamos fazer um passo a passo para você anunciar no Facebook Ads. O guia definitivo de anúncios do Facebook Ads. Vamos orientá-lo com o passo a passo que você precisa saber, desde o planejamento do seu primeiro anúncio até o desenvolvimento de estratégias de campanha avançadas de Facebook Ads.

Marketing no Facebook é uma forma importante de se conectar com seu público na maior rede social do mundo.

São bilhões de usuários ativos mensais… Será que o seu público alvo está conectado no Facebook ou no Instagram?

Claro, esse é um número impressionante. Mas marketing no Facebook tem tudo a ver com fazer seus anúncios chegarem até as pessoas certas!

Se você quer obter os melhores resultados, é importante compreender os diferentes tipos de anúncios do Facebook e opções de segmentação antes de mergulhar.

Neste guia de anúncios do Facebook, vamos orientá-lo em tudo o que você precisa saber, desde o planejamento do seu primeiro anúncio até o desenvolvimento de estratégias de campanha avançadas.

Vamos lá?

Tipos de anúncios do Facebook Ads

O Facebook Ads oferece diversos tipos de anúncios para diferentes objetivos de marketing e campanhas.

Anúncios de imagens

Esses anúncios simples são uma ótima maneira de começar com o marketing pago do Facebook. Você pode criar um com apenas alguns cliques, por exemplo, impulsionando uma postagem que se saiu bem nas redes sociais.

Anúncios de imagens podem ser simples, mas isso não significa que devam ser chatos.

Por exemplo, veja um anúncio de imagem da VIU Internet! Perceba como a imagem é colorida e chama atenção para a mensagem principal (CTA). 


Fonte: Biblioteca de Anúncios do Facebook

Anúncios de vídeo

Os anúncios em vídeo podem ser executados no feed de notícias e stories ou podem aparecer como anúncios in-stream em vídeos mais longos do Facebook. 

Os anúncios em vídeo podem mostrar sua equipe ou seu produto em ação, gerando um engajamento maior do público com seu anúncio. Bons anúncios em vídeo geram maiores taxas de conversão.

Se você não tem verba para investir na produção de vídeos profissionais, uma alternativa interessante é utilizar animações de imagens ou templates de vídeos disponíveis em ferramentas como o Canva Pro ou até mesmo bancos de imagens e vídeos.

Anúncios de enquete

Este formato de anúncio do Facebook apenas para mobiles incorpora um componente interativo ao adicionar uma pesquisa de duas opções a um anúncio de imagem ou vídeo. 

Você pode ainda adicionar um link separado para cada escolha de enquete. Direcionado para objetivos diferentes. 

Tanto você quanto aqueles que responderem verão a contagem das respostas para cada opção de enquete.

Anúncios carrossel

Um anúncio de carrossel pode usar até 10 imagens ou vídeos para mostrar seu produto ou serviço.

Use este formato para destacar diferentes benefícios de um produto ou vários produtos diferentes.

 A criatividade para este formato é indispensável! Cada imagem ou vídeo pode ter seu próprio link. 

Temos como exemplo o anúncio da construtora Max Plural. 


Eles utilizam cada imagem para descrever um diferencial específico do empreendimento da campanha

Ainda existem outros formatos de anúncios para o Facebook Ads. E você pode conferir todos no post blog Formatos de Anúncios do Facebook Ads.

Tipos de Anúncios do Facebook Ads

Agora vamos nos aprofundar nos tipos de anúncios. Veja todos os tipos de anúncios do Facebook Ads. 

Se você já tem uma página de negócios no Facebook (e deveria), pode ir direto para o Gerenciador de Anúncios do Facebook ou Gerente de Negócios para criar sua campanha de anúncios no Facebook.

Se você ainda não tem uma página comercial, precisará criar uma antes de continuar.

Seguiremos as etapas do Gerenciador de anúncios nesta postagem. 

Etapa 1. Escolha seu objetivo

Faça login no Facebook Ads Manager e selecione a guia Campanhas e clique em Criar para começar uma nova campanha de anúncios no Facebook ads.

O Facebook tem 11 objetivos de marketing com base em diferentes tipos de estratégia para o seu negócio.

Veja como eles se alinham às metas de negócios:

Reconhecimento da marca: apresenta sua marca a um novo público.

Alcance: exponha seu anúncio para o maior número possível de pessoas em seu público.

Tráfego: direcione o tráfego para uma página da web, aplicativo ou conversa do Facebook Messenger específica.

Engajamento: alcance um grande público para aumentar o número de engajamentos de postagem ou páginas seguidas, aumente a participação em seu evento ou incentive as pessoas a reivindicar uma oferta especial.

Instalações de aplicativo: faça com que as pessoas instalem seu aplicativo.

Visualizações de vídeo: faça com que mais pessoas assistam a seus vídeos.

Geração de leads: coloque novos clientes em potencial em seu funil de vendas.

Mensagens: Incentive as pessoas a entrarem em contato com sua empresa usando o Facebook Messenger, whatsapp ou direct de instagram.

Conversões: faça com que as pessoas realizem uma ação específica em seu site (como se inscrever em sua lista ou comprar seu produto), com seu aplicativo ou no Facebook Messenger.

Vendas por catálogo: conecte seus anúncios do Facebook ao seu catálogo de produtos para mostrar às pessoas anúncios dos produtos que elas têm maior probabilidade de querer comprar.

Tráfego da loja: direcione os clientes próximos a lojas físicas.

Escolha um objetivo de campanha com base em suas metas para este anúncio específico. 

Lembre-se de que, para objetivos orientados à conversão (como vendas), você pode pagar por ação, mas para objetivos de exposição (como tráfego e visualizações), você pagará pelas impressões.

Vamos escolher como exemplo, o objetivo Engajamento.

A partir daí, precisamos especificar que tipo de engajamento queremos. Vamos escolher curtidas na página por enquanto.

Algumas das opções que você verá nas próximas etapas variam de acordo com o objetivo escolhido.

Clique em Continue.

Etapa 2. Nomeie sua campanha

Dê um nome para sua campanha de marketing no Facebook e declare se seu anúncio se encaixa em alguma categoria especial, como crédito ou política.

Se você deseja configurar um teste A / B , clique em Primeiros passos na seção Teste A / B para definir este anúncio como seu controle. Você pode escolher diferentes versões para executar este anúncio depois que ele for publicado.

Role um pouco mais para baixo para escolher se deseja ativar a otimização de orçamento. Essa opção pode ser útil se você estiver usando vários conjuntos de anúncios, mas por enquanto, você pode deixá-la desligada.

Clique em Avançar.

Etapa 3. Defina seu orçamento e período de campanha

Na parte superior dessa tela, você dará nome ao seu conjunto de anúncios e escolherá qual página promover, caso tenha mais de uma.

Em seguida, você decide quanto dinheiro deseja gastar em sua campanha de marketing no Facebook. 

Você pode escolher um orçamento diário ou vitalício. Em seguida, defina as datas de início e término se quiser programar seu anúncio no futuro.

Lembre-se de que veicular seus anúncios pagos do Facebook em uma programação pode ser a maneira mais eficiente de gastar seu orçamento, pois você só pode escolher veicular seu anúncio quando seu público-alvo provavelmente estiver no Facebook. 

Você só pode definir uma programação se configurar um orçamento vitalício para o seu anúncio.

Etapa 4. Escolha o público da campanha de marketing digital

Role para baixo para começar a construir o público-alvo de seus anúncios.

Você verá que a primeira opção é adicionar um público personalizado de pessoas que já interagiram com sua empresa dentro ou fora do Facebook.

Comece selecionando seu local de destino, idade, sexo e idioma. Observe que, em localização, você pode escolher especificamente incluir ou excluir cidades acima de um determinado tamanho.

Ao fazer suas seleções, fique de olho no indicador de tamanho do público à direita da tela, que dá uma ideia do alcance potencial do seu anúncio.

Você também verá um número estimado de engajamento com a publicação. Essas estimativas serão mais precisas se você já fez campanhas antes, pois o Facebook terá mais dados para trabalhar. Sempre tenha em mente que essas são estimativas, não garantias.

Agora é a hora da segmentação detalhada.

Lembre-se: a segmentação eficaz é a chave para maximizar o ROI. E não faltam maneiras de atingir seu público alvo usando o gerenciador de anúncios do Facebook.

Você tem dois campos aqui para formar seu público alvo com as audiências do Facebook Ads.

Segmentação detalhada: use este campo para incluir ou excluir pessoas especificamente com base em dados demográficos, interesses e comportamentos. Você pode ser muito específico aqui. Por exemplo, você pode escolher segmentar pessoas interessadas em presentes e sapatos, mas excluir pessoas interessadas em tênis.

Após a segmentação detalhada, mais especificamente abaixo de idiomas, clique em "Mostrar mais opções" para abrir as conexões.

Conexões: você pode segmentar ou excluir pessoas que tenham uma conexão existente com sua página do Facebook, seu aplicativo ou um evento que você gerenciou. Por exemplo, se você deseja alcançar um novo público, selecione “Excluir pessoas que gostam de sua página”. Se você deseja promover uma oferta ou novo produto para fãs existentes, selecione “Pessoas que gostam de sua página” para alcançar pessoas que já conhecem sua marca. Você também pode optar por segmentar amigos de pessoas que já interagiram com sua marca.

Etapa 5. Escolha o posicionamento de anúncio do Facebook Ads

Role para baixo para escolher onde seus anúncios serão exibidos. Se você é novo com anúncios do Facebook, a escolha mais simples é usar os posicionamentos automáticos.

Ao selecionar esta opção, o Facebook colocará automaticamente seus anúncios no Facebook, Instagram, Messenger e Audience Network quando houver probabilidade de obter os melhores resultados.

Depois de ter mais experiência, você pode querer colocar seus anúncios do Facebook em locais específicos. Suas opções podem variar de acordo com o objetivo da campanha escolhido, mas podem incluir o seguinte:

Tipo de dispositivo: celular, desktop ou ambos.

Plataforma: Facebook, Instagram, Audience Network e / ou Messenger

Canais: feeds, histórias, in-stream (para vídeos), pesquisa, mensagens, in-article e aplicativos e sites (externos ao Facebook).

Dispositivos móveis e sistemas operacionais específicos: iOS, Android, feature phones ou todos os dispositivos.

Se estiver satisfeito com as configurações, toque em Avançar.

Etapa 6. Crie seu anúncio de Facebook Ads

Agora é a hora da configuração do seu anúncio. 

Neste momento você dá um nome para o seu anúncio, para identificar qual é o criativo que está utilizando. 

Escolha a página do Facebook e Instagram que irá veicular o anúncio e se você quer usar uma publicação existente, que já está na sua página, criar um anúncio do zero ou usar um modelo de criativo da central do facebook. 

Feito isso, role mais um pouco para baixo e toque em escolher o tipo de mídia do seu anúncio. Escolha entre video e imagem. 

Carregue do seu computador a mídia que deseja, escreva o seu texto de marketing no campo abaixo e adicione uma chamada para ação se necessário.

Feito isso, seu primeiro anúncio está pronto!

Agora é só esperar alguns instantes até que o Facebook Ads analise se anuncio e comece a entregar para o seu público alvo.

E este foi o nosso guia definitivo de como anunciar no Facebook Ads. Com um passo a passo de como começar a anunciar no Facebook Ads e configurar sua campanha. 

Esperamos que você consiga hoje mesmo subir a sua primeira campanha. 

Mas lembre-se que uma boa campanha requer planejamento e estratégia. 

Se estiver indeciso sobre por onde e que tipo de campanha começar a investir, conte a gente! A DIVIA Marketing Digital tem 15 anos de experiência com marketing digital e somos especialistas em Facebook Ads. Nos vemos no próximo post blog!

Conteúdo desenvolvido pela DIVIA Marketing Digital

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