Pinterest Ads: O que é, Como Usar, Formatos de Anúncios

Pinterest Ads: O que é, Como Usar, Formatos de Anúncios

Você já ouvi falar sobre Pinterest Ads? Sabe o que é o Pinterest Ads? Como usar o Pinterest Ads? Por que usar o Pinterest Ads? Como fazer posicionamento de mídia no Pinterest Ads? Quais são os formatos de anúncios no Pinterest Ads? Quais as segmentações disponíveis no Pinterest Ads? Quais são as praticas recomendadas no Pinterest Ads? Vale a pena investir no Pinterest Ads? Como é o Pinterest Ads no Brasil? E quais os cases de sucesso do Pinterest Ads? 

A rede social de imagens Pinterest surgiu em 2010. Desde sua criação, tem se tornado uma importante ferramenta na estratégia digital das marcas. Segundo a própria rede social, o site Pinterest recebe cerca de 478 milhões de usuários todos os meses. 

O Pinterest Ads é uma excelente opção se o seu objetivo é expandir sua estratégia de marketing digital, principalmente para e-commerce. O Pinterest é uma rede social 100% visual. O Pinterest é uma rede social de amplitude, que oportuniza a interação com o usuário. O Pinterest é utilizado principalmente como fonte de inspiração e ideias de decoração, gastronomia e moda. Sua empresa pode ser fonte de inspiração dos usuários que colecionam, criam e compartilham pins. Seus produtos podem ser apresentados como anúncios no feed e nos resultados de pesquisas feita pelos usuários. Desde abril de 2021 o Pinterest Ads esta ativo no Brasil. A ferramenta permite criar anúncios patrocinados na rede social. Quer saber mais sobre o Pinterest Ads? A seguir listamos os tópicos que abordamos sobre o assunto. Veja: 


1. O que é Pinterest Ads?


2. Como usar o Pinterest Ads?


3. Por que usar o Pinterest Ads?


4. Posicionamento de Mídia no Pinterest Ads


5. Formatos de Anúncios no Pinterest Ads


6. Segmentações Pinterest Ads


7. Práticas Recomendadas


8. Vale a Pena Investir no Pinterest Ads?


9. Dados do Pinterest Ads no Brasil


10. Cases de Sucesso Pinterest Ads

11. Conclusão


Se você deseja saber mais sobre esses tópicos sobre o Pinterest Ads e como melhor aplica-lo no seu negócio, continue lendo nosso blog post até o fim! Pronto? Então vamos lá!

1. O que é Pinterest Ads?

O Pinterest Ads é uma ferramenta, dentro do Pinterest, onde é possível que marcas e anunciantes impulsionem seus pins. Gerando assim, mais visibilidade para seus produtos ou serviços. Assim como em outras ferramentas de anúncios, as empresas podem criar campanhas e/ou grupos de campanhas segmentando – idade, localização, sexo, interesses, etc - e personalizando conforme os objetivos da empresa.

2. Como usar o Pinterest Ads?

Para utilizar o Pinterest Ads é necessário ter uma conta Business. A conta Business é a conta comercial da rede social. Para ter acesso a uma conta deste tipo, é necessário responder algumas perguntas sobre o seu negócio na hora de criar a conta. Essas perguntas ajudam o Pinterest Ads a entender qual o seu nicho, qual é o mercado no qual você atua e também os seus objetivos ao criar uma conta. 

3. Por que usar o Pinterest Ads?

Por que você deve usar o Pinterest Ads e não outras plataformas de anúncio similares?

No Pinterest Ads você pode desenvolve campanhas que vão conquistar o usuário no momento em que ele está ativamente a procura de inspirações. O Pinterest Ads ajuda a aumentar o alcance e o engajamento com a sua marca ou produto. O Pinterest Ads cria mais trafego para o seu site ou sua conta no Pinterest. O Pinterest Ads melhora a conversão de visitantes em leads e leads em clientes. O Pinterest Ads impulsiona suas vendas também na loja física. 

O Pinterest é uma rede 100% visual. Normalmente, os usuários estão em busca de inspirações e novas ideias, por isso estão mais abertos e receptivos aos anúncios vinculados nesta rede social. 

4. Posicionamento de Mídia no Pinterest Ads

O Pinterest Ads te ajuda a fazer o posicionamento de mídia da sua marca. Na plataforma existe três maneiras de aparecer para os usuários. 

- Home Feed: ao criar uma conta no Pinterest sobre responde um questionário sobre seus interesses básicos. Essas perguntas servem como um ponto de partida para o site definir os seus interesses e se especializar nas suas preferencias. Quando você entra no site, a primeira coisa que vê é o seu home feed, com imagens relacionadas ao seus principais e mais frequentes interesses.

- Busca: quando um usuário pesquisa um termo de interesse, varias imagens relacionadas aparecem para ele interagir e se inspirar. 

- Pins Relacionados: ao rolar a pagina para baixo você vera os pins relacionados. Os pins relacionados são um conteúdo que se assemelha ao que você buscou e que talvez possa te interessar e despertar outras inspirações. 


5. Formatos de Anúncios no Pinterest Ads

O Pinterest é uma rede social focada em imagens, logo, seus anúncios serão focados nesta mesma proposta. Com diversas opções de anúncios, que se encaixam no que você precisa, o Pinterest Ads exibe as propagandas em meio aos itens de pesquisa normal. Sem interromper a navegação do usuário. Os principais tipos de anúncios disponíveis no Pinterest Ads são: 

- Alfinetes (Pins): os pins são os anúncios estáticos, que vemos na maior parte das publicações dentro da rede. Neste tipo de anuncio você por expor sua marca ou seus produtos em composições de imagens verticais ou quadradas. Os pins estão presentes no feed e nos resultados de pesquisa. Ao serem promovidos, o alcance se torna maior. Os usuários podem interagir com o anuncio, o fixando em painéis, coleções, compartilhando ou fazendo comentários. O anuncio aparece como “Promovido”, mas após ser compartilhado por algum usuário, este rotulo desaparece e as outras interações com o pin são consideradas mídia ganha. 

- Carrosséis: o carrossel é o tipo de anuncio que permitem que duas a cinco imagens possam ser visualizadas ao deslizar a tela. Neste tipo de anúncio você pode utilizar técnicas de storytelling, apresentando o produto e mostrando maiores detalhes. Nesta modalidade de anuncio, as pessoas podem deslizar pelas diferentes imagens do feed, ou podem interagir com cada imagem presente no carrossel. Quando esse tipo de anuncio é salvo, ele é salvo em sua totalidade e não somente uma imagem.

- Vídeo: parecido com os anúncios de pins estáticos. Este tipo de anuncio é composto por vídeos curtos, idealmente de 6 até 15 segundos. Pelas características dessa rede social, não é comum que os vídeos tenham som. Por isso, é importante focar na imagem e no que a empresa quer passar pelo anuncio. O anuncio em vídeo também aparece no feed inicial e nos resultados de pesquisa. 

- Shopping: semelhante aos anúncios estáticos e de vídeo, este tipo de anúncio funciona como um hiperlink, levando o usuário para a loja online ou catalogo, ao clicar na imagem. Excelentes para lojas virtuais, esses anúncios são construídos para serem comprados pelos usuários. É ideal para quem busca conversões mais rápidas, pois proporciona a compra direta no pin. 

- Coleções: este tipo de anuncio permite que você use quatro imagens, dando destaque para uma, que fica em tamanho maior em relação as outras três. Essas imagens devem estar relacionadas por um tema em comum. 

6. Segmentações Pinterest Ads

No Pinterest Ads, como em outras plataformas de anúncios, é possível definir a segmentação para o seu anuncio. Uma segmentação bem feita é um dos pontos mais importantes para conseguir atingir mais pessoas e converter. No Pinterest Ads há diversas maneiras de definir a segmentação. Veja algumas delas abaixo.

 - Automatizada: neste tipo de segmentação, o Pinterest Ads define o publico, se baseando nos detalhes do Pin que está sendo anunciado. Ele junta as informações da sua conta comercial com a do próprio banco de dados do aplicativo, e o resultado é o publico a quem aquela publicação vai despertar o interesse.

- Interesses: neste tipo de segmentação, o seu anuncio vai aparecer de forma mais natural na navegação no app, normalmente no feed inicial. Este tipo de segmentação leva em consideração os conteúdos que o usuário costuma ver e pesquisar dentro do aplicativo. 

- Lista de clientes: neste tipo de segmentação disponível no Pinterest Ads, você importa a sua lista de clientes ou de clientes em potencial. Este tipo de segmentação é para uma audiência que já interagiu e engajou com o seu conteúdo, seja na sua loja, site ou conteúdo do Pinterest.

- Dados demográficos: esse é o tipo mais comum de segmentação em outras plataformas de anúncios. Aqui o publico pode ser delimitado por idade, gênero, local e idioma. É um tipo de segmentação ideal para quem está querendo fazer lançamentos e reconhecimento da marca. Se o seu objetivo é converter, esse tipo de segmentação ainda é pouco conciso. 

- Palavras-chave: segmentação por termos específicos. Esse tipo de segmentação já atinge um publico que está interessado em tomar uma ação. Os seus anúncios são exibidos nos resultados de pesquisa e nos pins relacionados. 

- Retargeting Actalike ou Comportamentos semelhantes: este tipo de segmentação é feito com base nos interesses e comportamentos de quem já comprou da sua marca. O Pinterest Ads analisa e cria uma segmentação especifica com outras pessoas que tenham as mesmas características de clientes que você já tem na sua base.  

7. Práticas Recomendadas

Para ter uma ótima experiência no Pinterest Ads e usar todos os seus recursos, é essência criar uma conta Pinterest Business. A conta Business é gratuita e a partir dela você pode acessar as analises dos seus pins e começar a veicular os seus anúncios. A conta Business pode ser criada vinculada a sua conta primaria pessoal ou pode ser criada como uma conta nova, sem interação com outras contas criadas previamente. Além de poder converter a sua conta pessoal em uma conta business. 

Os dois tipos de conta são semelhantes, mas a modalidade business oferece ferramentas e recursos uteis para empreendedores e profissionais do marketing. O Pinterest para Negócios e o Pinterest Analytics são um exemplo. Na conta comercial você pode criar todos os tipos de pins e ver análises sobre cada um deles. 

8. Vale a Pena Investir no Pinterest Ads?

Vale a pena investir no Pinterest Ads? Se você quer aumentar as vendas da sua empresa. A resposta é sim!

As vantagens em utilizar estratégias de marketing digital no Pinterest Ads são inúmeras. Ao aumentar o tráfego na página da sua marca e no perfil do Pinterest, você chama a atenção dos usuários você aumenta o reconhecimento da sua marca. Com o Pinterest Ads você tem o poder de oferecer conteúdos e a oportunidade de inspirar pessoas, as levando a tomar decisões de compra. Ao anunciar no Pinterest Ads você melhora a taxa de conversão das suas plataformas digitais ao mesmo tempo em que aumenta as vendas de sua loja física ou virtual. 

9. Dados do Pinterest Ads no Brasil

O Brasil é o primeiro país da América Latina a ter acesso as funcionalidades do Pinterest Ads. Segundo o diretor global de vendas do Pinterest, Jon Kaplan, o Brasil é um dos maiores mercados do Pinterest fora do Estados Unidos. 

Segundo dados disponibilizados no site do Pinterest, mais de metade das mulheres brasileiras utiliza o Pinterest, 45% das pessoas são da geração Z e 60% são mães brasileiras. Ou seja, os principais grupos que tomam as decisões de compra. No momento, 97% do conteúdo das principais pesquisas do Pinterest não está associado ou relacionado a qualquer marca, 66% dizem que a inspiração ajuda na decisão de compra, 83% fazem compras com base em conteúdo visto no Pinterest. Ou seja, no momento, você tem uma ótima margem para chegar na frente dos seus concorrentes. 

10. Cases de Sucesso Pinterest Ads

Veja alguns cases de sucesso de Pinterest Ads.

Natura:

A Natura é um case de sucesso do Pinterest no Brasil. Ela foi convidada a lançar o recurso Shop The Look e PinCode no Brasil. 

O Pinterest é uma das ferramentas mais utilizadas quando o assunto é inspirações para maquiagem. Disso surgiu o Maquiagem Natura. Um perfil que conversa com o publico feminino, que tem um visual dinâmico e que constantemente cria conteúdos e tutoriais sobre maquiagem. Ao entenderem as preferencias do seu publico, começar a desenvolver conteúdo de qualidade aliado a valorização dos seus produtos. A ação no Pinterest foi responsável pelo aumento de 40% na geração de trafego social. 

Casa Vogue:

O case da Casa Vogue também merece destaque. O perfil já existe há 3 anos, e no momento conta com mais de 700 mil seguidores e mais de 10 mil visualizações mensais. O perfil aborda diversos assuntos em sua estratégia, desde decoração, design, arquitetura, jardinagem, arte e outros assuntos relacionados a casa. O perfil mantem um calendário conciso de publicações, além de divulgar o seu perfil do Pinterest em outras redes sociais, com descrições detalhadas do seu conteúdo, para chamar a atenção de todos. 

Amaro:

Com um publico de mais 90 mil seguires, a AMARO esta há anos se destacando no mercado brasileiro com produtos tendências da moda. A marca tem estudado as preferencias e interesses do seu público-alvo para desenvolver estratégias que convertam. 

No Pinterest, a principal estratégia da AMARO é a utilização da ferramenta Trend Tools, identificando precisamente as tendências a partir de filtros como idade, gênero e dados demográficos. 

A marca aposta em mosaicos de pecas e produtos com textos de linhagem jovem e direta, evidenciando a presença da marca nos momentos que seu publico está vivendo. 

11. Conclusão

Estamos chegando ao fim do blog post Pinterest Ads: O que é, Como Usar, Formatos de Anúncios. Nele buscamos abordar os principais assuntos, como: O que é Pinterest Ads, como usar o Pinterest Ads, por que usar o Pinterest Ads, posicionamento de mídia no Pinterest Ads, formatos de Anúncios no Pinterest Ads, segmentações Pinterest Ads, práticas Recomendadas, vale a Pena Investir no Pinterest Ads, dados Pinterest Ads no Brasil, cases de Sucesso Pinterest Ads. Esperamos que este artigo tenha despertado em você a vontade de explorar o Pinterest e todas as suas possibilidades. Acompanhe regularmente o nosso blog, com postagens frequentes de conteúdos sobre marketing digital, tecnologia e inovação. 

Conteúdo desenvolvido pela DIVIA Marketing Digital

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