Metaverso: O que é o Metaverso? Tudo sobre o Metaverso a Nova Aposta do Facebook

Metaverso: O que é o Metaverso? Tudo sobre o Metaverso a Nova Aposta do Facebook

Você sabe o que é o Metaverso? Já ouviu falar de Metaverso? Muitas pessoas tem nos perguntando sobre o Metaverso e por isso nós da DIVIA Marketing Digital resolvemos escrever esse blog post sobre o que é o Metaverso. Com a troca do nome do Facebook para Meta, além da aposta das gigantes da tecnologia no Metaverso, o interesse pelo termo "metaverso" e seu significado aumentou bastante, por isso esse artigo irá explicar tudo que você precisa saber sobre o Metaverso, o que é, seu significado, origem e movimentações das gigantes de tecnologia. O Facebook de Mark Zuckerberg é apenas uma das empresas de tecnologia a investir no Metaverso. O Metaverso é um universo virtual onde as pessoas vão interagir entre si por meio de avatares digitais. O Facebook definiu o metaverso como “combinação híbrida das experiências sociais online atuais, às vezes expandido em três dimensões ou se projetando no mundo físico”.  Procurando saber mais sobre o que é o Metaverso? Encontre aqui tudo que você precisa saber sobre o que é o Metaverso e seu significado. Abaixo os tópicos sobre o Metaverso que veremos nesse post.

1. O que é metaverso?

2. O que significa metaverso?

3. Metaverso Facebook

4. Metaverso é a nova aposta das gigantes de tecnologia

5. Conclusão

Preparado para saber mais sobre o Metaverso? Então vamos lá!

1. O que é Metaverso?

O Metaverso é difícil de descrever justamente porque ainda não existe. O Metaverso é um universo virtual criado a partir de diversas tecnologias, como realidade virtual e aumentada, redes sociais, streaming ao vivo e criptomoedas, onde as pessoas terão avatares digitais para interagir entre si através de experiências imersivas e inter operáveis, numa espécie de internet em 3 dimensões. No metaverso as pessoas poderão reunir-se com amigos e familiares, jogar esportes e games, aprender, participar de palestras e eventos, fazer compras em shoppings 3D, trabalhar e fazer reuniões de negócios, além da possibilidade de experiências novas que não poderiam ser imaginadas antes do Metaverso. Por definição e conceito o Metaverso pode parecer uma versão mais moderna da realidade virtual, mas especialistas acreditam que o Metaverso é o futuro da internet. O Metaverso é a grande aposta das gigantes da indústria de tecnologia.

2. O que Significa Metaverso?

Metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. O Metaverso é um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de "realidade virtual", "realidade aumentada" e "Internet". O termo "Metaverso" (metaverse, em inglês) apareceu pela primeira vez em "Snow Crash", livro de ficção científica escrito por Neal Stephenson em 1992. Nele, as pessoas usam o Metaverso para escapar de uma realidade distópica.

3. Metaverso Facebook

O conceito de Metaverso se popularizou nas últimas semana após o Facebook anunciar investimentos robustos na criação de espaços virtuais compartilhados que imitam uma interação física, com uso de realidade virtual e aumentada. Assista o vídeo em que Mark Zuckerberg compartilha a visão do Facebook sobre o que é o Metaverso na Connect 2021.


O Facebook anunciou recentemente investimentos acima de US $50 milhões para construir o seu próprio 'universo virtual', plataforma chamada de "Horizon". Assista o trailer de apresentação da Horizon. 

A aposta do Facebook é de que toda a internet será acessada na forma do metaverso e não só nas redes sociais. Se o metaverso realmente for o futuro da internet, Zuckerberg quer que a sua empresa seja sinônimo dele. A empresa está desenvolvendo ativamente os produtos, dispositivos e plataformas que usaremos para construir e habitar esse metaverso, de óculos a pulseiras inteligentes, além de avatares e programas para desenhar ambientes digitais no metaverso. Um exemplo do investimento do Facebook em produtos para o Metaverso é o headset de realidade virtual Oculus.

4. Metaverso é a Nova Aposta das Gigantes de Tecnologia

O Metatarso é a nova aposta das gigantes de tecnologia. Não é só o Facebook que está apostando no futuro do Metaverso. A Epic Games, desenvolvedora do jogo Fortnite, levantou US $1 bilhão em investimentos em Abril para bancar "sua visão de longo prazo para o Metaverso". O diretor da empresa, Tim Sweeney, é um entusiasta do Metaverso. O mundo dos games já tem dado passos e pistas sobre o que pode ser o Metaverso, criando universos interativos que são como um rascunho deste futuro. Jogos interativos ou de construção de mundos, como Minecraft, Fortnite e Roblox, além do pioneiro Second Life, têm, todos, elementos do Metaverso. Neles, os usuários podem trabalhar e colaborar, participar de eventos e trocar dinheiro real por mercadorias e serviços virtuais. O Fornite já promoveu a exibição de filmes e shows em seu ‘Metaverso’, como em Agosto, quando a cantora americana Ariana Grande fez apresentações dentro do jogo para milhões de pessoas. Porém, até aqui esses são mundos fechados. Visionários do Metaverso preveem uma realidade virtual na qual todos podem se mover livremente entre esses diferentes universos do Metaverso. Em entrevista ao jornal Washington Post, Sweeney afirmou que imagina um mundo Metaverso em que, por exemplo, uma fabricante de automóveis permita que clientes consigam testar um carro dirigindo-o no Metaverso.

5. Conclusão

Para o Metaverso se concretizar vários aspectos da tecnologia vigente precisam mudar e as tecnologias precisam melhorar para que o Metaverso se torne realidade:

* Ainda não há dispositivos pequenos e potentes o suficiente que sejam capazes de oferecer a experiência imaginada do Metaverso;

* A tecnologia 5G é indispensável para lidar com o fluxo de dados de inúmeras plataformas de realidade aumentada e virtual como o Metaverso sendo acessadas por bilhões de usuários, simultaneamente. 

Além desses obstáculos tecnológicos para que o Metaverso se torne realidade, existem questões em aberto sobre o controle das interações nesse ambiente. Há anos, as redes sociais enfrentam um problema crescente com a moderação de conteúdo – e a pressão por regulamentação e responsabilização tem aumentado. Uma série de documentos vazados sugerem que o Facebook sabia da radicalização de usuários na rede social, mas demorou a tomar uma atitude, por exemplo. Em meio às notícias negativas, os investimentos no Metaverso podem soar como uma tentativa de desviar os olhares do público para uma novidade, incluindo a troca do nome da empresa de "Facebook" para "Meta".

Conteúdo desenvolvido pela DIVIA Marketing Digital.

AWS
Bing ADS
Facebook Ads
Google Ads
Google Analytcs
Google Partner
Google Search Console
Linkedin Ads
Power BI
Waze Ads
RD Station Partners
TikTok Ads
Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
Fale por WhatsApp