Marketing Conversacional: O que é, Como Funciona, Quais Benefícios, Como Usar e Tendências

Marketing Conversacional: O que é, Como Funciona, Quais Benefícios, Como Usar e Tendências

Você já ouviu falar de marketing conversacional? Sabe o que é o marketing conversacional? Como funciona o marketing conversacional? Como usar o marketing conversacional? Quais os benefícios do marketing conversacional? Quais são as principais tendências do marketing conversacional? Qual o motivo de empregar o marketing conversacional? Por que utilizar o marketing conversacional? Para que serve o marketing conversacional? Para você que deseja saber mais sobre esse importante assunto e como aplicá-lo para o seu negócio, acompanhe até o fim esse blog post!

Sem dúvidas, você já deve ter se deparado com uma situação de compra online em que era necessário incluir diversas informações em um formulário, de maneira que tal ação tornava a sua experiência negativa, certo!? Para fugir dessas ações, a estratégia de marketing conversacional vem ganhando cada vez mais destaque nas empresas que vendem produtos e/ou serviços digitalmente.

De maneira geral, o marketing conversacional busca maximizar os seus resultados de vendas, aprimorando a sua comunicação com o cliente através de ferramentas que utilizam inteligência artificial para desenvolver uma boa relação entre o público e a sua marca. Tal interação é possível graças ao uso de chatbots, que otimizam o tempo de atendimento ao cliente. Quer saber mais sobre marketing conversacional? A seguir listamos os tópicos que abordamos sobre o assunto. Veja: 

1. O que é Marketing Conversacional

2. Como Funciona o Marketing Conversacional

3. Como Usar o Marketing Conversacional

4. Benefícios do Marketing Conversacional

5. Importância do Marketing conversacional

6. Tendências do Marketing Conversacional

7. Ferramentas do Marketing Conversacional

8. WhatsApp e o Marketing Conversacional

9. Conclusão

Preparado para saber mais sobre a estratégia de marketing conversacional e como ela pode ser útil para o seu negócio? Então vamos lá!

1. O que é Marketing Conversacional

Com o advento da internet e o desenvolvimento das tecnologias contemporâneas, proporcionando uma experiência muito mais rica e relevante ao usuário durante sua navegação, o seu emprego vem expandindo para outros segmentos e contextos. Esse é o caso das empresas que planejam a redução da jornada do cliente até o fechamento do negócio, conceito que vem sendo denominado como marketing conversacional.

O marketing conversacional vem ganhando cada vez mais destaque entre as empresas que buscam diminuir o ciclo de aquisição do cliente, de maneira a receber insights sobre os compradores após cada etapa da jornada e a oportunidade de oferecer um atendimento ágil, humanizado e personalizado, proporcionando uma experiência de compra diferenciada para a sua clientela.

Para conseguir alcançar tais objetivos, o marketing conversacional está baseado na tecnologia, empregando ferramentas inteligentes que possibilitam uma comunicação única e rápida para os usuários que se conectarem, permitindo uma interação em qualquer instante do dia e para dias personalizados.

2. Como Funciona o Marketing Conversacional

Como evidenciado no tópico anterior, o marketing conversacional é uma estratégia que vem ganhando popularidade entre as empresas que buscam melhorar o relacionamento com seus clientes, agregando valor em todos os estágios da compra. Nesse sentido, o marketing conversacional consiste em três elementos centrais: tempo, escala e personalização. 

Nos dias atuais, 9 em cada 10 usuários prezam por respostas rápidas mediante suas dúvidas. Tal dado evidencia a importância de possuir formas de prover respostas ágeis para os seus clientes. Além disso, é fundamental garantir que o diálogo siga de forma natural e dinâmica, permitindo que todas as dúvidas dos clientes sejam sanadas de forma satisfatória e com agilidade.

Por outro lado, outro ponto importante no marketing conversacional é a escalabilidade. Já pensou em quantos atendentes seriam necessários para atender um grande número de clientes? E além de atender, seria possível garantir o mesmo nível de qualidade durante todos os atendimentos? Para suprir tais demandas, as ferramentas utilizadas pela estratégia de marketing conversacional permitem à sua empresa atender um maior número de clientes e de forma simultânea, sendo um fator decisivo para sazonalidades de maior tráfego, conforme o seu nicho de mercado.

Por fim, mas não menos importante, a estratégia de marketing conversacional garante às empresas um alto poder de personalização e customização. Dessa forma, é possível obter uma maior aproximação da sua empresa com o seu público-alvo, trazendo impactos positivos para o seu negócio.

3. Como Usar o Marketing Conversacional

De forma inicial, a estratégia de marketing conversacional necessita a criação de chatbots originados a partir das necessidades e características do público-alvo do seu segmento de atuação, de maneira a originar um chatbot para cada perfil de cliente. Após, o chatbot pode ser empregado para direcionar o usuário conforme três perspectivas, sendo elas:

Captura de leads: Com o uso dos chatbots, é possível desenvolver a sua base de leads, a partir da captura de informações relevantes, como nome, e-mail e número de celular. Importante destacar que a captura de tais informações não é um processo isolado, podendo ser utilizado em conjunto com outras estratégias e momentos.

Qualificação de leads: Com as informações básicas sobre o lead em mãos, é possível refinar o processo e obter informações precisas para direcioná-lo para o momento específico de compra em que ele se encontra.

Conexão com um atendente: Também, para casos mais específicos, é possível direcionar o lead originado do chatbot para um atendente que auxiliará o cliente com maior assertividade, visto que, nas etapas anteriores, já foi feito um mapeamento das principais informações e problemas levantados pelo cliente.

4. Benefícios do Marketing Conversacional

A estratégia de marketing conversacional vem ganhando cada vez mais popularidade com a adesão dos grandes players do mercado, se tornando referência e obtendo vantagens competitivas através da sua utilização. Nesse sentido, a utilização do marketing conversacional pode ser empregado em qualquer empresa, independente de tamanho ou segmento. E, alguns dos principais benefícios são:

Aumento da produtividade do time de vendas: Como explicado no tópico anterior, as ferramentas de marketing conversacional garantem uma segmentação e qualificação dos leads, que, trazem como consequência, uma melhor identificação dos clientes em potencial por parte do time de vendas, permitindo focar seus esforços e direcioná-los para aqueles com maior probabilidade de fechar negócio.

Aumento de leads qualificados: Com o emprego da estratégia de marketing conversacional, é possível exibir para o cliente um produto com maior assertividade, pois, há um processo bem definido de qualificação do lead, através da identificação do seu problema e principais dúvidas.

Público com maior engajamento: A adoção do marketing conversacional na sua estratégia garante uma experiência personalizada e customizada do cliente com a sua marca, cooperando para o aumento da credibilidade e confiança com seus produtos e/ou serviços.

5. Importância do Marketing Conversacional

O principal e talvez o mais importante no marketing conversacional é que a estratégia possui total foco em proporcionar uma experiência enriquecedora e única para o seu cliente, de maneira a fidelizá-lo de forma natural, através de um atendimento ágil e de qualidade, sanando suas dúvidas com rapidez e de forma humanizada.

É importante destacar que a estratégia de marketing conversacional vem cada vez mais se popularizando no mercado, impulsionado ainda mais pelo cenário da pandemia. Além disso, uma vez que os clientes conseguem obter informações rapidamente sobre produtos e/ou serviços, prestar um atendimento personalizado e humanizado, focado em desenvolver um relacionamento sólido, é uma importante vantagem competitiva para o seu negócio.

Também é válido destacar que o emprego da estratégia de marketing conversacional garante uma otimização do tempo para o seu time de vendas, bem como, potencializa o número de leads captados por dia e gera insights sobre o comportamento do seu público-alvo.

6. Tendências do Marketing Conversacional

A estratégia de marketing conversacional, em si, é uma das grandes tendências em marketing de geração de leads, que vem ganhando cada vez mais popularidade nas empresas ao redor do mundo. E, nessa linha, a principal tendência de marketing conversacional é a utilização de chatbots.

Os chatbots são inteligências artificiais que são pré-configuradas para interagir com os leads que a sua empresa recebe. Vale destacar que cada vez mais o usuário preza por respostas rápidas e com grande variedade de horários, e os chatbots conseguem proporcionar essa experiência para os seus clientes de maneira instantânea. Para cooperar no tema, segundo relatório lançado em 2018 pela Drift, a resposta dentro de um tempo de 5 minutos ao lead, pode definir o fechamento ou não do negócio.

Também é válido destacar que os chatbots são uma ótima ferramenta para captação dos dados de leads, tais como nomes, e-mails e telefones. Tais informações recolhidas podem ser armazenadas na sua base de leads para posteriores contatos ou relacionamentos.

7. Ferramentas do Marketing Conversacional

A estratégia de marketing conversacional vem sendo cada vez mais impulsionada pela popularização dos ambientes virtuais de e-commerce. Como nesse ambiente não há interação física com o cliente, é preciso criar alternativas para prestar um atendimento especializado e ágil. Nesse sentido, algumas das principais ferramentas que podem ser utilizadas para implementar o marketing conversacional são:

Sites: É comumente encontrado em sites, tanto sites institucionais quanto de e-commerces, em que um assistente virtual é exibido na tela permitindo que um atendimento seja inicializado. Essa é uma ótima alternativa para os visitantes que chegam até o site da sua empresa pela primeira vez e direcioná-los para o próximo passo de forma assertiva.

Redes Sociais: Muito populares nos dias atuais, as principais redes sociais vem desenvolvendo formas para empresas criarem chatbots para se relacionar com os leads que entram em contato. Aqui a ideia principal é focar em sanar dúvidas, oferecer suporte e prestar um atendimento ágil e humanizado.

8. WhatsApp e o Marketing Conversacional

O marketing conversacional vem sendo uma das principais estratégias das empresas que buscam qualificar o atendimento com os seus clientes, trazendo comodidade, rapidez e agilidade a partir de um atendimento virtual. Nesse sentido, algumas ferramentas vêm sendo amplamente aplicadas na estratégia de marketing conversacional, como é o caso do WhatsApp. Para as empresas, o aplicativo de mensagens instantâneas da Meta possui uma outra alternativa, sendo conhecido como WhatsApp Business.

Essa ferramenta foi desenvolvida com o intuito de atender as necessidades de pequenas e médias empresas no tocante ao relacionamento com os seus clientes. Para tal, o WhatsApp Business possui algumas vantagens como:

Conta Comercial: Diferente dos usuários do WhatsApp comum, o WhatsApp Business possibilita a criação de uma conta comercial, em que é possível incluir informações sobre a sua empresa, tais como site, localização e e-mail.

Mensagem de ausência e saudação: O aplicativo também permite que a sua empresa configure previamente uma mensagem, que é enviada de forma automática, para momentos definidos como fora do horário do atendimento.

Exibição dos produtos: Também, o aplicativo possui a funcionalidade de inclusão de fotos e preços dos seus produtos e/ou serviços, permitindo ao cliente obter tais informações de forma direta e rápida.

9. Conclusão

Estamos chegando ao fim do blog post Marketing Conversacional. Buscamos abordar os principais tópicos sobre o assunto, como: O que é marketing conversacional, como funciona o marketing conversacional, como usar o marketing conversacional, benefícios do marketing conversacional, importância do marketing conversacional, tendências do marketing conversacional, ferramentas de marketing conversacional e WhatsApp e o marketing conversacional. Esperamos que esse conteúdo faça sentido para você, com informações relevantes e práticas sobre o tema. Acompanhe regularmente o nosso blog, com postagens frequentes de conteúdos sobre marketing digital, tecnologia e inovação. 

Conteúdo desenvolvido pela DIVIA Marketing Digital

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